Devido ao longo período de estiagem que atinge inúmeros municípios da Bahia, começou a ser feito, nesta terça-feira (15), o racionamento de água em Vitória da Conquista. A barragem de Água Fria I, que abastece o nosso município, está seca e a Água Fria II, está pela metade – o racionamento, é, portanto, essencial.
Para o racionamento, a cidade foi dividida em setores residenciais. Cada um deles só vai receber água de dois em dois dias. A água para irrigação ficará suspensa; além disso, indústrias e comércios terão abastecimento em forma de rodízio. De acordo com as autoridades, essa é uma medida de curto prazo, para os próximos três meses, que tem o objetivo de garantir que tenhamos água até novembro deste ano.
Nesta terça-feira (15) também foi dada a notícia de que o Ministério da Integração vai enviar 15 caminhões-pipa para Vitória da Conquista. Na quarta-feira (16) foi dado início a operação que vai atender a sete dos 11 distritos do município, na zona rural.
Ajude a racionar a água de nossa cidade! Veja algumas dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício:
1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.
2. Opte por lavar as calçadas com balde, e não mangueira.
3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar odesperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.
4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.
5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.
6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
7. Cuidado com o tempo que fica no banho.
8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.
9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.
11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.
12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.
ASCOM IDSB