Nesta sexta-feira (11), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), esteve em três cidades para as últimas certificações do projeto Qualifica Bahia, do governo do estado. A primeira cidade visitada foi Urandi, onde cerca de 66 jovens e adultos, que participaram dos cursos de Manutenção de Microcomputadores, Culinária e Costura Industria, foram certificados.
A diretora financeira do IDSB, Wilde Vieira, contemplou em sua fala a importância dos jovens e adultos buscarem por qualificação profissional. Para ela, o compromisso com os estudos e o trabalho é de fundamental importância quando estes caminham juntos.
Márcia Fernanda, aluna do curso de Culinária, ministrado pela instrutora Leiliane Aranha, comenta que a experiência no Qualifica Bahia foi muito boa: “além das amizades que fizemos no curso, as aulas foram maravilhosas. Aprendemos receitas ótimas, e eu já estou colocando em prática em casa memso, principalmente nos fins de semana, para não perder a prática até conseguir alguma atividade na área”. Para o aluno Douglas, da turma de Manutenção de Microcomputadores, o aprendizado de informática para os dias de hoje é fundamental: “É importante termos conhecimento nessa área. Eu aprendi muito com o instrutor Thiago Pimentel. E também fizemos muitas amizades”.
No curso de Costura Industrial a satisfação não foi diferente. Para a aluna Nilsa Alves, as aulas trouxeram-lhe grande conhecimento na área: “gostei muito desse curso. E o que mais me surpreendeu foi a paciência da nossa querida instrutora Iraci Guimarães. Sem contar que praticamos muito, várias colegas costuraram muita roupa. Eu, por exemplo, todo dia vou para a faculdade com um vestido diferente, que eu mesma costuro”, fala Nilsa de bom humor.
Mais sobre o Qualifica Bahia
O Programa Qualifica Bahia é a uma ação do governo do estado, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e executado em Conquista e região pelo IDSB, para formação social e profissional de jovens e adultos, que tem como objetivos qualificar a mão de obra e facilitar a imersão de trabalhadores capacitados no mercado de trabalho.
ASCOM IDSB