Empreendedorismo do jovem e microcrédito serão temas das palestras promovidas pelo IDSB.
Nesta quinta-feira (10), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) vai realizar duas palestras para os alunos de Vitória da Conquista, participantes do programa Na Trilha do Emprego II, do governo estadual. As palestras terão início às 14h, no auditório do IDSB, estendendo-se até às 17h. Estão convidados todos os 60 jovens das turmas de Padeiro e Confeiteiro e Atendente de Consultório Médico e Dentário. A primeira palestra, que começa às 14h, terá como tema “Empreendedorismo”, e o convidado é o consultor e instrutor do Sebrae, João Sérgio Carvalho, que vai abordar também sobre Plano de Negócios e Associativismo. Às 16h, quem ministrará a palestra sobre “Microcrédito Produtivo e Orientado” será o diretor executivo do Banco do Povo de Vitória da Conquista, Hermes Bonfim. A coordenadora pedagógica do IDSB, Jocélia Melo, fala sobre a importância das palestras: “diante da deficiência de vagas no mercado de trabalho, o governo do estado, através de projetos como o Trilha, tem o objetivo de realizar ações para despertar o empreendedorismo do jovem”.
E completa: “Pensando nisso, vamos promover as palestras para que o jovem saiba mais sobre o empreendedorismo, para que se atente para a possibilidade de ter sua própria renda, sem ser por meio do emprego de carteira assinada”. As palestras com os mesmos temas estão acontecendo durante essa semana nos 12 municípios onde o IDSB executa o programa Na Trilha do Emprego II. As palestras fazem parte da programação pedagógica do projeto – durante todo o módulo de qualificação profissional, os alunos terão aulas sobre plano de negócio. Ao final do curso, cada aluno terá que montar um plano de negócio próprio, pensado a partir da oportunidade que o aluno vislumbrou.
Saiba mais sobre o Na Trilha do Emprego II
O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa qualificar jovens baianos beneficiários do programa Bolsa Família com idade entre 16 e 29 anos. O programa foi criado com o objetivo de inserir jovens no mundo do trabalho, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania e qualificação profissional.
ASCOM IDSB