A diretoria do IDSB realizou no início do mês de fevereiro uma visita a alguns empreendimentos assessorados pelo CESOL Sertão Produtivo e constatou a importância das parcerias para a consolidação da Economia Solidária no Território. Dentre os exemplos mais concretos desta parceria está o grupo de produtoras de biscoitos e derivados de mandioca, que faz parte da Associação da Irmandade Rural de Lagoa de Dentro, no município de Caetité.
Novos fornos instalados na Associação. Foto: IDSB
O Empreendimento integra 12 mulheres trabalhando diariamente na produção de biscoitos, rosquinhas, chimango, xiringa e demais derivados de mandioca. Também fomentado pelo Programa Catavento da Renova Energia, o grupo conta com a assistência da Ascontec na organização produtiva, qualificação e comercialização dos produtos por meio dos programas de compras governamentais (PAA e PNAE). O CESOL, como parceiro recente, contribui com ações de organização documental, prospecção de novos clientes, identidade visual e padronização dos processos produtivos visando o cumprimento dos requisitos sanitários.
Atualmente o grupo já está fornecendo merenda escolar no período letivo às prefeituras de Caetité e de Palmas de Monte Alto, e com as parcerias e o trabalho do CESOL, o grupo ainda pretende participar de editais para captação de recursos para compra de móveis, EPI's, material de irrigação para planos futuros, etc.
Dilma, Valdirene e Carla produzindo encomenda para Jornada Pedagógica de Caetité. Foto: IDSB
A Sra. Dilma da Silva, vice-presidente da Associação ressalta a importância da parceria com o CESOL, que junto com a Ascontec e a Renova, vem trazendo benefícios para toda a comunidade, especialmente no que se refere às oportunidades de geração de renda para as famílias do local: "Sem a assessoria que estamos recebendo das instituições não chegaríamos tão longe. Somos leigos em certos assuntos, então não saberíamos lidar com certas questões. Aqui a ajuda não é só pra gente, mas para toda a comunidade. Se geramos renda aqui, não precisamos migrar para a cidade, podemos trabalhar aqui, perto das famílias e daqui mesmo tirar o nosso sustento. Esse é o sonho de quem vive na zona rural, ter qualidade de vida aqui".
Produtos: biscoitos, rosquinhas, chimango, xiringa e derivados de mandioca. Foto: IDSB
Segundo Dilma o retorno tem sido satisfatório: "temos pessoas do grupo que já conseguiram comprar móveis para suas casas, também já compramos ovos aqui na comunidade, tem pessoas que estão criando galinhas para atender à nossa demanda dos ovos, matéria-prima para os biscoitos. Além disso, conseguimos fazer a plantação de mandioca aqui na Associação para podermos ter parte da matéria-prima sendo produzida aqui mesmo, enfim, são muitas conquistas".
Grupo elogia assessoramento do CESOL e seus parceiros. Foto: IDSB
Com equipe do IDSB e do CESOL: Fagner, Wilde, Dilma, Carla, Valdirene, Eduardo e Warlei. Foto: IDSB
O presidente do IDSB, Eduardo Moraes, que esteve presente na visita comentou: "É importante que esse sentimento de pertencimento à comunidade se espalhe para todos. Sinto que estamos resgatando vidas através do trabalho do IDSB, do CESOL e das instituições parceiras, como exemplo da Renova Energia e da Ascontec, nessas comunidades rurais. A manutenção das famílias, a união das comunidades, a qualificação de mão de obra, a geração de renda, a autonomia dos grupos, isso é o que queremos."