O CESOL se reuniu, no último dia 27 de fevereiro, com o Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sertão Produtivo – CODESP para compartilhar e discutir sobre a organização e realização da Conferência Territorial de Economia Solidária (fase territorial da 3ª conferência Nacional que ocorrerá ainda este ano em Brasília). Após etapa territorial – que deverá acontecer nos dias 28 e 29 de abril -, haverá a conferência estadual, na qual serão eleitos 100 delegados para a etapa nacional.
A expectativa é a de que o Sertão Produtivo possa realizar um bom evento, para isso as articulações já vêm sendo feitas com outros parceiros e atores sociais do território para que a responsabilidade seja compartilhada por todos que atuam no desenvolvimento territorial. A reunião com o comitê do território foi a primeira de muitos outros encontros objetivando envolver as diversas entidades do Sertão Produtivo, abrangendo empreendimentos solidários, instituições de apoio e fomento e poder público. Neste sentido o CODESP é um parceiro estratégico para a realização da Conferência, uma vez que se trata de um colegiado que já reúne diversos setores em torno do desenvolvimento do Sertão Produtivo. Inserir a Economia Solidária na pauta de reivindicações e estratégias para a sustentabilidade é um dos objetivos da Conferência, e isso não será possível sem uma construção conjunta entre o CESOL e o CODESP.
Como resultado desta primeira reunião, foi criada uma comissão organizadora – ainda por ser validada e confirmada a partir de consultas às entidades que não participaram da reunião, mas foram indicadas a constituírem a comissão. Esta comissão segue as orientações do Conselho Estadual de Economia Solidária e buscou manter a proporcionalidade de 50% para Empreendimentos, 25% entidades de apoio e 25% de órgãos do poder público. Esta proporcionalidade deverá ser mantida também para a eleição dos delegados à Estadual.
Durante a reunião foram sugeridas ainda a definição de algumas subcomissões, que foram avaliadas na reunião posterior, acontecida no dia 13 de março. Além disso, os representantes presentes foram unânimes em indicar a cidade de Guanambi como o local mais adequado para a realização da Conferência, principalmente pelas condições de logística e infraestrutura.