Aos 58 anos de idade, Carlos Resende realizou um antigo sonho: ingressar na faculdade. Carlos cursa o primeiro semestre de Psicologia e, de acordo com ele, o ingresso na faculdade foi despertado por conta do Programa Qualifica Bahia, que certificou na manhã desta terça-feira (17), 330 trabalhadores de Salvador, em solenidade que aconteceu no Teatro Castro Alves, no Centro da capital baiana.
“Por conta dos módulos de relações humanas, que aprendemos durante o curso, despertou em mim o interesse de fazer Psicologia”, conta Carlos, que fez o curso de informática pelo Qualifica Bahia. Para Leonardo Machado, que concluiu o curso de operador de telemarketing, a qualificação já rendeu frutos.
“Participei de uma seleção, coloquei em prática o que já tinha aprendido e foi proveitoso, porque fui contratado”, afirmou Leonardo,que deve iniciar as atividades na próxima semana. Presente na solenidade, o secretário em exercício do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Elias Dourado, ressaltou que o objetivo dos planos de qualificação é elevar a oportunidade no mundo do trabalho.
“Essas ações visam atender à demanda do mercado. E tem como finalidade maior a inserção desses trabalhadores, seja no mercado formal, ou por meio do empreendedorismo”, definiu. Os trabalhadores foram certificados nos cursos de operador de telemarketing, agentes de higienização de ambientes, técnico de corte e modelagem de roupas, panificadores, garçom com noções de inglês, cabeleireiro, entre outras atividades. Estiveram presentes no evento a superintendente de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade; a diretora Operacional das Voluntárias Sociais, Tânia Lessa, que representou a presidente da entidade, a primeira-dama, Fátima Mendonça. O programa contou com a parceria das Voluntárias Socias na qualificação de 120 jovens. A previsão é que este ano o Qualifica Bahia capacite cerca de 12 mil trabalhadores baianos. O programa é uma ação do Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Com carga horária variável entre 40 e 200 horas, os cursos foram realizados com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Projeto Qualifica Bahia formou380 jovens no sudoeste do estado
O Projeto Qualifica Bahia, criado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) e, no Sertão Produtivo, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), formou em março de 2012, cerca de 380 jovens inscritos nos diversos cursos, tais como o de elétrica predial, pintura de obras, corte e costura, pedreiro polivalente, cabeleireiro, informática básica, dentre outros.
O Projeto foi mantido com recursos financeiros do Tesouro Estadual e ofereceu certificados aos concluintes com carga horária entre 40 e 200 horas, de acordo com o curso escolhido. O público contemplado pelas ações do projeto foi composto por pessoas de baixa renda e desempregadas, com disponibilidade de horário e idade mínima de 18 anos.
De acordo com Jocélia Melo, coordenadora pedagógica do IDSB, “a proposta do Qualifica Bahia foi a de capacitar jovens ao mercado de trabalho diferenciando-os com uma mão de obra qualificada”.
ASCOM IDSB
*Com informações da Ascom da Setre.