Vitória da Conquista foi sede da última Plenária Regional, que é a fase preparatória para a II Conferência Estadual do Trabalho Decente, que será realizada em Salvador, nos dias 27 e 28. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDSB) não podia deixar de participar de um evento tão importante, já que discute questões que vislumbram a melhoria da qualidade de vida no Estado da Bahia.
O presidente do IDSB, Eduardo Moraes, considera que a participação do Instituto nesse tipo de atividade é de extrema relevância, pois “reafirma nosso compromisso com a promoção do ser humano, ampliação e fortalecimento das políticas públicas voltadas para estimular o oferecimento de empregos e trabalho decente em nosso Estado”. Além da diretoria do IDSB, também estiveram presentes alunos do curso de Pedreiro Polivalente e Costura Industrial do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ 2009), do município de Barra do Choça, que deram uma contribuição importante no momento de construir as propostas, pois levaram a realidade do seu município para as discussões da plenária.
Outras cidades nas quais as Conferências Regionais também foram realizadas foram os municípios de Itabuna, Feira de Santana, Barreiras, São Sebastião do Passé e Juazeiro, totalizando cerca de 900 participantes, sendo que só em Conquista foram 144 pessoas que deram sua contribuição na elaboração das propostas a serem apresentadas na II Conferência Estadual do Trabalho Decente. Foram discutidos oito eixos temáticos, sendo eles: Erradicação do Trabalho Escravo, Erradicação do Trabalho Infantil, Segurança e Saúde do Trabalhador, Promoção da Igualdade, Serviço Público, Juventude, Trabalho Doméstico e Empregos Verdes.
Várias autoridades estiveram presentes no evento, dentre elas o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Elias Dourado, representado o secretário Nilton Vasconcelos, que, segundo a Assessoria de Comunicação da Setre, considerou que esses encontros são "para levar à sociedade civil organizada o conceito do Trabalho Decente e discutir a realidade local de cada uma dessas regiões. Encerramos por Vitória da Conquista esta etapa inicial, consciente de que a proposta apresentada foi aceita pelos participantes”. Para a Conferência Estadual, que acontece em Salvador, estão sendo esperadas cerca de 400 pessoas, sendo 188 delegados eleitos nas plenárias regionais.
Ascom- IDSB Jornalista- Ilana Teixeira DRT- 2759