Oito empreendimentos assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo tiveram a oportunidade de participar da Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista 2014, através de uma parceria com a UNICAFES-BA (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia). Os produtos foram apresentados e comercializados em dois stands cedidos para o Cesol, juntamente com outros empreendedores de vários municípios do estado, no espaço Rota de Integração da Agricultura Familiar da Bahia - projeto da SUAF (Superintendência da Agricultura Familiar) e CAR (Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional), que tem como proponente a UNICAFES.
Além disso, o Cesol também teve o apoio do SEBRAE, que promoveu uma rodada de negócios da qual um empreendimento de Campo Seco, de Brumado, teve a oportunidade de participar; e a CODEVASF, que foi parceira no transporte dos empreendimentos durante o evento.
Stand da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia na ExpoConquista 2014. Foto: Ascom IDSB
Stand com exposição e comercialização de produtos do segmento de artesanato de cinco empreendimentos assessorados pelo Cesol. Foto: Ascom IDSB
Os stands que os empreendimentos do Cesol Sertão Produtivo ocuparam foram divididos em dois segmentos, de alimentação e de artesanato. Um dos stands comportou produtos de três EEPS: Campo Seco, de Brumado; Caprina, de Pindaí; e AMCAFES, de Palmas de Monte Alto. Entre os produtos: geleias e doces, carne de caprino fresca e defumada e temperos caseiros, No outro stand, voltado para área de artesanato, pôde-se encontrar produtos da Casa do Artesão de Guanambi; Viver Arte, de Brumado; Quilombolas de Rocinha, de Livramento; Artesãs do Guigó, de Ituaçu; e Núcleo 1, de Urandi. Dentre eles, panos de cozinha com ponto cruz, marambaia, macramê, tecidos de tecelagem, bonecas, quadros e produtos em palha.
Stand de alimentos de três empreendimentos assessorados pelo Cesol. Maria Isaura à frente. Foto: Ascom IDSB
Para Maria Isaura, empreendedora do Caprina, de Pindaí, e também representante do Cesol Sertão Produtivo, a participação no espaço da Rota da Integração dentro de um evento como a ExpoConquista foi muito importante: "O Cesol e seu trabalho se tornam conhecidos a partir de parcerias como esta. A feira é grande, todas as pessoas que passam admiram, experimentam, compram. Pudemos fazer contatos com os demais produtores que estão expondo aqui no mesmo espaço e conhecemos os parceiros da Unicafes." Isaura também ressalta o melhoramento da apresentação dos produtos: "Chegamos neste evento com nossos produtos em excelente apresentação, isso porque temos a confirmação da importância da assessoria do Cesol. Quem tem assessoria, tem um produto mais bem acabado, elaborado, com uma apresentação melhor. Trazemos o que estamos produzindo pelo sertão e encantamos com certeza todos que nos visitaram."
Stand do segmento de artesanato. A artesã Ana Fiuza à frente. Foto: Ascom IDSB
Ana Fiuza, da Casa do Artesão, de Guanambi, que esteve à frente na recepção do stand de artesanato, também comentou sobre a participação na feira: "esta foi a minha primeira vez num evento aqui em Vitória da Conquista, e está sendo muito bom expor nossos produtos aqui. Fizemos amizades e conhecemos empreendimentos de outras regiões do estado. É bom lembrar da importância do Cesol e das parcerias que este tem feito para conseguir a nossa participação aqui."
Regina Dantas de Carvalho, diretora de Comunicação da Unicafes, elogia participação do Cesol e fala sobre parceria. Foto: Ascom IDSB
Para Regina Dantas de Carvalho, diretora de Comunicação da Unicafes, a participação do Cesol e seus empreendimentos só veio enriquecer a feira: "o trabalho feito pelos empreendimentos assessorados pelo Cesol é fantástico, mostra claramente que outra economia é possível, sem agredir o meio ambiente, trabalhando com dignidade, respeito e de forma sustentável. O compromisso dessas produtoras é muito grande, elas têm um conhecimento enorme do que fazem, sabem explicar de forma muito detalhada, ou seja, representam a si mesmas." Regina também reafirma a importância do diálogo com o Sertão Produtivo: "Continuamos abertos para qualquer diálogo. Feiras como esta têm o objetivo principal de divulgar o trabalho fantástico feitos nas comunidades de toda a Bahia, por pessoas silenciadas, que produzem com uma riqueza ímpar. Isso tudo precisa ser mostrado, sobretudo que um outro mundo é possível."
Espaço da Rota da Integração ofereceu um ambiente agradável com música ao vivo e muitos produtos de qualidade. Foto: Ascom IDSB
Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia
É um projeto que viaja toda a Bahia expondo produtos de agricultores familiares de várias cidades do estado em feiras agropecuárias. Na Expoconquista 2014, houveram produtos de Maragojipe, Guanambi, Pindaí, Barra do Choça, Jequié, Belo Campo, Condeúba, Anagé, Abaíra e outras cidades do interior. Além da exposição e comercialização, o espaço ofereceu um ambiente de lazer com música ao vivo todos os dias da feira. A feira teve início no dia 21 de março e se encerrou no dia 30 de março.