Expositores de 12 Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) participam da 3ª edição da Origem Week – Feira de Origem e Negócios, o maior evento gourmet da Bahia, que se realiza de 14 a 17, com um público estimado de 20 mil pessoas, no Centro de Convenções, em Salvador. O evento é realizado pela MVU Empreendimentos com apoio do Governo do Estado por meio de diversas secretarias e tem como objetivo promover produtos da Bahia e apresentar negócios de pequenos e médios empreendedores.
O aporte de R$130 mil beneficia cerca de 1.900 empreendimentos econômicos solidários que compõe a política pública de economia solidária da Secretaria do Trabalho, Emprego,Renda e Esporte (Setre). Os Centros Públicos são parte de uma política pública da Secretaria, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), de estimular e promover ações econômicas solidárias e de cooperativismo e associativismo, criando condições para a inclusão socioprodutiva e distribuição de riquezas.
“Mais uma vez estamos participando da Origem Week e estar neste evento é muito significativo para os beneficiados pela economia solidária. A exposição e comercialização dos seus produtos propiciam a construção de fortalecimento de cada grupo, associação e cooperativa do segmento. Cada edição em que participamos é mais uma oportunidade de divulgar projetos desta política pública tão importante à Bahia” pontua o secretário, Davidson Magalhães.
O público do Origem Week contará com uma diversidade de produtos da economia solidária e degustações: cafés, chocolates, derivados do cacau, doces e geleias, cervejas artesanais, vinhos, cachaças, licores, gins, embutidos, biscoitos e muito mais, além de se maravilhar com o artesanato baiano. Poderão ainda participar de palestras, workshops, atividades e exposições culturais e turísticas. A entrada é gratuita mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.
O Governo do Estado apoia a Origem Week por meio das secretarias de Turismo (Setur), Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura (Seagri), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
Texto: Setre/GovBA.