Mais de 20 Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EEPS), assessorados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, participaram da Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar, que aconteceu na Praça Gercino Coelho, em Guanambi, nos dias 7 e 8 de dezembro. A realização do evento contou com a parceria da Secretaria de Agricultura de Guanambi.
Essa foi uma edição especial em comemoração aos 10 anos do Cesol Sertão Produtivo, que é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), através de edital publicado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado.
Eliana Souza e o esposo José Carlos trabalham com o cultivo de frutas, verduras e hortaliças com base agroecológica, os produtos são totalmente livres de agrotóxicos. Sempre participativa em eventos de comercialização, a agricultora comentou sobre a Feira: “Foi uma experiência muito boa, muito válida, um apoio muito grande, com uma linda participação, bem organizada. Pedimos que, tenham mais feiras dessas para a comunidade conhecer nossos produtos”, destacou Eliana Souza, parabenizando a equipe Cesol.
Na Feira teve uma grande diversidade de produtos agroecológicos, delícias regionais – doces caseiros, biscoitos, licores - foram algumas das várias delícias comercializadas. Além de lindos artesanatos e manualidades feitos de argila, crochê, pinturas, entre outras manifestações artísticas. Na quinta-feira, 7, integrantes dos empreendimentos participaram de um momento de socialização e aprendizado ao participarem da oficina “Consumo Responsável”. Ainda no primeiro dia de Feira ao anoitecer, o público prestigiou a apresentação musical de Gil de Martins.
A coordenadora geral do Cesol Sertão Produtivo, Leiliane Aranha, destacou que a Feira foi “[...] um espaço de exposição e comercialização de produtos. Além disso, também foi um espaço de informação quando foi feita a oficina com o viés de Consumo Responsável; momentos de diálogos entre os empreendimentos; trocas de experiências e vivências”, salientou a coordenadora ao afirmar que no ano de 2024 terão mais edições do evento.
O Cesol presta assessoria aos 128 Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EEPS), localizados no campo e na cidade no Território de Identidade Sertão Produtivo. O trabalho desenvolvido pelo Cesol nesses 10 anos tem sido fundamental para incentivar a geração de renda nos EEPS, através da assistência técnica, qualificações, otimização da identidade visual de produtos e ampliação das oportunidades de comercialização, entre outras ações.