No dia 31 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores de Guanambi, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado, realizou uma sessão solene em comemoração aos 10 anos de existência.
O evento foi um momento para rememorar o trabalho desenvolvido pelo Cesol, que realiza assistência técnica, qualificações, busca otimizar a identidade visual de produtos e ampliar as oportunidades de comercialização. Todo o trabalho é pautado na Economia Solidária e tem a missão de incentivar a autogestão dos empreendimentos de maneira cooperada e sustentável.
Representantes dos EEPS, instituições parceiras e entusiastas da Economia Solidária estiveram presentes na sessão solene. O evento contou ainda com as presenças de Wenceslau Júnior da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Efeson Lima, Coordenação da de Assistência Técnica e Inclusão Sócio Produtiva da Setre, entre outros representantes das políticas públicas de Economia Solidária da Bahia.
Com sede em Guanambi, o Cesol Sertão Produtivo assessora 128 Empreendimentos da Economia Popular e Solidária (EEPS) presentes em 20 municípios. A Sessão foi um momento para apresentação das demandas futuras dos Centros Públicos, e de acordo com o superintendente precisam ampliar a inclusão digital dos EEPS e dos jovens no trabalho de maneira justa e cooperada.