A Associação de Mulheres Beneficiadoras de Frutas e da Agricultura Familiar de Mulungo, no município de Pindaí, recebeu a Oficina de Capacitação em Boas Práticas, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo.
A oficina aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Após as instruções teóricas, as 18 participantes puderam colocar em prática os aprendizados adquiridos através da instrutora Jocelma Reis. No último dia de curso, realizaram a produção de polpas de maracujina e manga, e do doce de goiaba.
“A gente tem o objetivo de fazer os ajustes na produção e no controle da qualidade das polpas produzidas aqui. A unidade está praticamente pronta, com a maioria dos seus equipamentos já instalados, com a estrutura muito bem elaborada e o pessoal vem recebendo algumas capacitações”, destacou a instrutora.
O Empreendimento da Economia Solidária foi criado no ano de 2011 e conta com grandes conquistas, além de ter conseguido a estrutura física e os equipamentos através do Bahia Produtiva, política pública do Governo do Estado, por meio da CAR. A comercialização tem sido expandida, as polpas de frutas da Associação integram o cardápio da merenda escolar do município de Pindaí, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Cristina Santos é presidente da Associação e relatou sobre a importância das capacitações para o Empreendimento: “Às vezes aparecem aparelhos novos também e elas ensinam como a gente usar de forma adequada, a produção também, como otimizar o tempo para a produção, as formas corretas de especificação, também de embalagem, as formas corretas de armazenamento. Ela também nos ensinou sobre rotulagem e comercialização”, contou.
Itamar Pina é Assistente Territorial da CAR e esteve acompanhando as atividades: “Estamos hoje acompanhando a professora do SEBRAE em um trabalho que o Bahia Produtiva proporciona juntamente com os projetos que a gente tem implantado em todo o Território. Aqui a gente fez ampliação, requalificação da agroindústria de processamento de frutas, com toda a infraestrutura e aquisição de equipamentos”, destacou.
A capacitação em boas práticas era uma demanda presente no plano de ações do empreedimento junto ao Cesol Sertão Produtivo, por isso a agente sócio produtiva, Ana Paula Xavier, que acompanha o grupo, esteve presente para colaborar: “[…] a assistência técnica é isso, ajudar a enxergar mais longe. Então é uma parceria muito interessante que eu creio que irá somar muito com esse empreendimento, que vai vir aí logo logo, não só com o registro da sua marca, mas também com o registro no MAPA [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento], ressaltou a agente.