Entre os dias 26 a 28 do mês julho, uma equipe de profissionais da Coordenação de Assistência Técnica e Inclusão Sócioprodutiva (Catis), da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Governo do Estado, estiveram visitando quatro empreendimentos da Economia Solidária no Sertão Produtivo.
Quem também acompanhou a equipe de profissionais da Setre foi Eduardo Moraes, presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), Organização Social responsável por gerir o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo.
Na manhã da quarta-feira, 26, em Guanambi, as quatro técnicas da Setre participaram de reunião na sede do Cesol Sertão Produtivo, quando foram pautados os indicadores trimestrais, que correspondem às atividades que o Centro Público deve desempenhar junto aos empreendimentos a cada três meses.
Na tarde do mesmo dia, a equipe esteve no município de Palmas de Monte Alto, onde conheceu o espaço de produção de bolos e biscoitos do empreendimento Vovó Delci, e a unidade de beneficiamento das polpas de frutas - Fruit Vida.
No dia seguinte, quinta-feira, 27, a equipe participou da III Feira da Agricultura Familiar, Cultural e da Economia Solidária de Urandi, que aconteceu nos dias 27 e 28. O evento tem o objetivo de incentivar e valorizar os empreendedores locais e regionais, sendo uma iniciativa consolidada no calendário do município de Urandi.
Ainda nesse dia, estiveram na unidade de beneficiamento de frutas Sabores da Bahia da Bahia – Acroá, na comunidade rural do Barreiro, também em Urandi. “Graças a Deus é um sonho que estou realizando de ver isso aqui funcionando”, afirmou o senhor Joaquim Aranha, alegre e emocionado com a agroindústria que teve a estrutura física ampliada e entregue ao empreendimento no mês junho deste ano.
“A visita realizada pela equipe Catis foi bastante proveitosa, na oportunidade foi possível acompanhar de forma positiva o trabalho do Centro Público com os empreendimentos assistidos, bem como foi importante presenciar os elogios dos beneficiários com relação à assistência técnica prestada pelo Cesol”, destacou Virgínia Almeida, profissional da Setre que acompanha o trabalho desenvolvido pelo Cesol Sertão Produtivo.
Antes de retornar para a capital baiana, na sexta-feira, 28, a equipe conheceu as artesãs do Mercado das Artes, em Guanambi, empreendimento que começou ser assessorado neste ano. Por último, aconteceu uma breve visita ao box É-Com Rede, espaço físico localizado no Mercado Municipal de Guanambi. Foram momentos marcados por boas conversas e trocas significativas entre integrantes dos empreendimentos e os visitantes.