“A Agricultura Familiar: quem não vive dela, precisa dela para viver”, destacou Ramon Lima.
A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Guanambi, organizada pela Prefeitura Municipal, aconteceu no sábado (25), na Praça Coronel Cajaíba. A Feira contou com a parceria do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo. Entre os agricultores familiares que participaram da Feira, alguns são integrantes de grupos assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo. No evento comercializaram seus produtos: frutas, verduras, biscoitos, requeijão, mel de abelha, entre outros.
Na Feira também teve espaço para agregar artesãos e produtos de outros municípios que não são encontrados em Guanambi, juntando em um único espaço a diversidade oriunda da agricultura de nossa região. Os primeiros passos foram dados com muito sucesso, o que se pode afirmar com a satisfação expressa pelo público visitante e também pelos agricultores. Eliana Souza é agricultora e juntamente com o esposo comercializou diversos produtos, através das redes sociais do Cesol, ela parabenizou todos os envolvidos na organização do evento.
Ana Paula Costa, Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher do Campo, abriu o momento de falas do evento agradecendo aos presentes e abordando sobre a relevância da Feira. Em seguida, Ramon Lima – Coordenador do Cesol Sertão Produtivo abordou sobre a parceria: “Nós do Cesol Sertão Produtivo atuamos no Território há 10 anos e hoje nós temos o prazer de estar aqui e parabenizar a Secretaria de Agricultura por essa iniciativa e pela parceria”, afirmou o coordenador. O agricultor e secretário de agricultura - Vanderlei Florêncio, também comentou sobre ampliar as oportunidades para os agricultores familiares.
A expectativa do Cesol Sertão Produtivo é que o município continue incentivando e gerando oportunidades que beneficiem a Agricultura Familiar, o que impacta diretamente na renda dos agricultores. Inicialmente, a proposta é que a Feira da Agricultura Familiar continue acontecendo aos sábados das 7h às 14h no mesmo local. O próximo evento está previsto para acontecer no dia 15 de abril.
| O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).