O empreendimento solidário Vovó Delci, localizado na comunidade rural Boa vista, no município de Palmas de Monte Alto, na última quarta-feira (22), recebeu o administrador Vanderlei Cardoso, também integrante da coordenação de articulação territorial do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo. Na ocasião, Vanderlei Cardoso esteve realizando a primeira etapa de uma oficina sobre precificação. O empreendimento Vovó Delci produz deliciosas chiringas e bolos. São assertivos nas receitas, mas ainda possuem dúvidas na hora de precificar adequadamente os produtos.
O grupo familiar expôs dúvidas, objetivos, conquistas. Arlene Souza também lembrou do ano de 2013, quando a família iniciou a produção na própria casa e com poucos recursos, a mãe dela, dona Delci, vendia os bolos na cidade carregando cestos. Desde o início até a atualidade, trabalharam muito, estabeleceram parcerias, e, após 10 anos estão iniciando uma nova fase na produção. Atualmente, o empreendimento conta com uma nova estrutura e equipamentos, onde 10 pessoas trabalham em cooperação, e seis famílias são diretamente beneficiadas.
A produção, além de ser comercializada na comunidade e em feiras dos municípios de Palmas de Monte Alto e Guanambi, também é entregue para a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir da primeira instrução do administrador, os integrantes do empreendimento Vovó Delci vão adotar novas práticas para serem analisadas na segunda etapa da oficina, prevista para acontecer no mês de abril.
Na oportunidade, a Agente Sócioprodutiva do Cesol, Flávia Eugínia, realizou uma dinâmica sobre a importância da cooperação para superar desafios e tratou sobre outras demandas. O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), sendo gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), por meio de edital público.