Na quinta-feira (9), ainda pela manhã, a Cooperativa dos Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (Coopllar) recebeu Eduardo Moraes, presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), responsável por gerir o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo. Moraes esteve acompanhado dos agentes sócioprodutivos Flávia Eugínia e Maurício Lélis. Juntos participaram de uma reunião sobre o estabelecimento de nova parceria com a Coopllar.
José Anselmo Freitas é engenheiro agrônomo e há 25 anos apostou no projeto da criação da cooperativa de laticínios no município de Lagoa Real. Após inúmeros desafios, a Coopllar está ativa com a produção de iogurtes, manteigas, leite e queijos, gerando renda e estimulando o crescimento da economia local. Os produtos com a marca Coopllar estão sendo comercializados em Guanambi na É-Com Rede – espaço dos empreendimentos da Economia Solidária expor e comercializar a produção.
Já na tarde da quinta (9), a visita foi à Comunidade Quilombola do Caco, no município de Pindaí. Com a casa cheia, no espaço da Associação foram abordadas pautas extremamente relevantes. A visita foi marcada pela troca de informações, encaminhamentos de demandas do grupo e aquele incentivo que não pode faltar para a comunidade animar e desenvolver suas potencialidades.
Ângela Ribeiro, conhecida como Vaninha, atualmente é presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Caco, ela abordou sobre a parceria do Cesol Sertão Produtivo e a visita de Eduardo Moraes. “Foi bom o presidente ter vindo, ele viu de perto nossas dúvidas, nossos medos, e nossas demandas da comunidade”, relatou.
O IDBS é responsável pela gestão do Cesol Sertão Produtivo desde sua inauguração no Território, no mês de maio deste ano completarão 10 anos de atuação do Centro Público, prestando assessoria aos empreendimentos da Economia Solidária de 20 municípios. O IDSB foi selecionado para gerir essa política pública através de edital da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia.
| Registros das visitas: