Na quarta-feira, 4, Caliane Ribeiro, 31 anos, costureira, esteve na sede do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, em Guanambi, representando as quatro colegas de trabalho, que integram o empreendimento Harmonia Confecções, localizado na comunidade Pé da Ladeira, no município de Urandi.
O empreendimento solidário utilizou recursos do Fundo Rotativo Solidário para comprar tecidos. "É muito importante a gente ter acesso ao fundo rotativo, somos um grupo de cinco mulheres, e a gente não tem capital de giro para tá comprando malha, para tá produzindo nossas peças. E essa oportunidade do fundo rotativo foi muito importante para a gente porque conseguimos dinheiro para comprar as malhas para produzir nossas peças em alta escala", relatou a empreendedora.
Caliane Ribeiro contou ainda que o Harmonia Confecções vai conseguir produzir e vender mais após a compra do material. O empreendimento trabalha com a produção de camisas, baby doll, pijamas e peças íntimas. A comercialização acontece, principalmente, na região, mas também há clientes revendedores de outras localidades.
Caliane Ribeiro (centro), Ana Paula Xavier (à esquerda) e Flávia Eugínia (à direita). Foto: Fabiana Santos.
O que é o Fundo Rotativo Solidário?
O Fundo Rotativo da Economia Solidária do Território do Sertão Produtivo é uma maneira de disponibilizar recursos que possam promover o fortalecimento e sustentabilidade dos Empreendimentos Solidários filiados ao Fundo, por meio de práticas coletivas de administração de recursos financeiros e não financeiros.
Colaborar com o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas e famílias integrantes dos empreendimentos solidários atendidos, numa dinâmica participativa e transparente é um dos objetivos do Fundo Rotativo Solidário.
Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), através do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, o Fundo Rotativo conta ainda com o auxílio de uma comissão deliberativa composta de sete integrantes titulares e sete integrantes suplentes.
Requisitos para acessar aos recursos
Para ter acesso aos recursos do Fundo Rotativo Solidário é necessário que o empreendimento seja atendido/assessorado pelo projeto Cesol Sertão Produtivo. Todos interessados deverão solicitar a visita do (a) Agente Sócio Produtivo (a) do Cesol e solicitar proposta de crédito por escrito, assinada.
Também deve submeter-se a análise da Comissão e aos critérios do Regimento Fundo, que são: o valor máximo inicial para cada proposta de crédito solicitada será de R$ 5.000,00; o prazo para devolução do crédito será de no máximo 16 meses, com concessão de dois meses de carências sem juros e o pagamento realizado em até 14 parcelas, a contar do recebimento do bem/equipamento ou insumos.
Inicialmente a taxa aplicada será de 0,8% de juros simples ao mês, visando a correção monetária, sem variação mensal ou anual; quando o empreendimento optar pela antecipação da quitação do crédito, a taxa deverá ser recalculada para incidir apenas até a data da quitação.
Os créditos concedidos a cada Empreendimento deverão ser devolvidos na forma financeira (pecúnia), mediante depósito bancário através de boleto, depósito em conta, transferência bancária, em conta indicada no momento da assinatura do termo.
Para saber mais – Entre em contato com o Cesol Sertão Produtivo através do telefone (77) 34521676 e solicite a visita do Agente Sócio Produtivo.