Na manhã desta sexta-feira (23), aconteceu a comemoração dos três anos da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Candiba. A comercialização dos produtos acontece toda sexta-feira pela manhã em frente ao Sindicato. Na edição de hoje, além da celebração da data com a presença de parceiros e autoridades, ocorreu também uma assembleia para formação da comissão eleitoral para acompanhar a seleção dos componentes para direção do Sindicato.
Com a casa cheia, o evento iniciou com o pronunciamento de boas vindas da presidente do Sindicato Joana Bandeira. Em seguida, os presentes ouviram a fala de incentivo e motivação da agricultora Luciene Silva, conhecida por todos como Tia Iô, sempre presente na feira, comercializando alimentos, manualidades e transbordando simpatia. “Ser lavradora é muito orgulho para nós, porque nós podemos fazer a mudança, depende de mim, depende de você, de querer”, destacou ao prosseguir abordando sobre o plantio para subsistência e também para a comercialização.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), é uma política pública do Governo da Bahia, que presta assessoria a empreendimentos que têm como características os princípios da Economia Solidária (cooperação, preço justo, sustentabilidade, entre outros).
No município de Candiba, são nove empreendimentos que recebem assistência técnica do Cesol. A coordenadora geral, Leiliane Aranha, durante sua fala destacou sobre o incentivo do Cesol Sertão Produtivo para que os assessorados busquem alternativas para complemento da renda. “A gente sabe da dificuldade de gerar renda independentemente do tamanho da propriedade, mas fazer aquele pedacinho de terra gerar renda é um desafio. Um dos principais objetivos do Cesol é trabalhar com esses grupos para que a geração de renda aconteça”, evidenciou a coordenadora.