A tarde da última quinta-feira (8) para as mulheres da Associação Comunitária e Desportiva Unidos do Núcleo II, no munícipio de Urandi, foi marcada pela alegria em apresentar os resultados do curso de artesanatos feitos a partir da fibra de bananeira, matéria-prima facilmente encontrada na localidade. A produção é de baixo custo e têm condições favoráveis de comercialização.
O curso iniciou no final do mês de abril e ao término na quinta (8) as participantes criaram uma marca para as peças produzidas, a Fibrart’s. Elas pretendem continuar reunindo para produzir os artesanatos. A participante Lisdete Neres, agricultora, cozinheira, após o curso afirma que também se tornou artesã. “Reuni com essas mulheres foi mais do aprender artesanato... Futuramente vamos disponibilizar essas peças para poder vender, estou anotando alguns pedidos”, destacou Neres, entusiasmada com os resultados.
As 15 participantes que concluíram o curso aprenderam produzir uma grande diversidade de itens: vasos decorativos, caixas organizadoras, cestos, decorações em garrafas, entre outros. O curso teve como instrutora a artista plástica Cláudia Emanuela, que também integra a Coordenação de Cultura na Prefeitura Municipal de Urandi, parceira do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo na execução dessa ação.
Essa qualificação proporcionará uma nova atividade para as mulheres do Núcleo II, consequentemente, contribuindo para o complemento da renda e desenvolvimento da autonomia financeira. Nesses quatro meses, Renata Albuquerque cedeu o espaço da própria casa para realização do curso, pois a Associação ainda não dispõe de um espaço físico no qual tivesse a possibilidade de realizar as atividades.
Estiveram presentes no ato da certificação: a Coordenadora Geral do Cesol Sertão Produtivo Leiliane Aranha; a Agente Sócioprodutiva Flávia Eugínia, do Cesol, responsável por acompanhar o assessoramento do grupo; o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Edson Santos; a instrutora Cláudia Emanuela, participantes do curso e convidados.
Na ocasião, a coordenadora do Cesol Sertão Produtivo e o secretário abordaram em suas falas sobre a relevância dessa qualificação e sobre as possibilidades de comercialização da produção. Orgulhosos diante da apresentação dos resultados, parabenizaram as participantes e a instrutora.
O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB). Assessora grupos familiares, cooperativas e associações, que vivenciam os princípios e valores da Economia Solidária em 20 municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo.