Integrantes de Empreendimentos Solidários que trabalham com a produção de alimentícios nos municípios de Caetité e Igaporã participaram do Curso de Processamento de Derivados de Frutas, com foco em receitas que utilizam como principal ingrediente a mandioca. As aulas aconteceram nos dias 27 e 28 de julho no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (Cetep), em Caetité.
Com muita dedicação e empenho, as 18 mulheres e mais um participante aprenderam produzir deliciosas receitas, que foram expostas para degustação ao final do curso. As aulas foram instruídas por Cláudia Xavier, que há 12 anos trabalha com os derivados da mandioca, ela veio de Barreiras, região oeste da Bahia, para compartilhar conhecimentos e saberes sobre a “raiz mágica”.
Os participantes do curso integram Empreendimentos assessorados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, que é uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Cesol Sertão Produtivo é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), e nesta ação contou a parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), responsável pela disponibilização da profissional para orientação do curso.
Consumo responsável
A jovem estudante Walnária Oliveira participou do curso juntamente com mais três vizinhas da Comunidade Quilombola de Lapinha, do município de Igaporã, para ela foi uma experiência excelente: “Foi além de nossas expectativas, pretendemos colocar em prática tudo que aprendemos e vamos compartilhar as receitas com outras pessoas. Queremos que o Cesol continue realizando cursos como esses para incentivarem nossos produtores e fazendo o consumo consciente com a economia solidária”, destacou a participante.
O curso também faz parte da campanha Consumo Responsável, que vem sendo realizada pelo Cesol Sertão Produtivo e o IDSB através da realização de cursos, oficinas, entre outras atividades formativas que visam a reflexão sobre sustentabilidade, novas práticas e hábitos de consumo que não agridam o meio ambiente.
Complemento da renda
Ivaneide Caires e Cristiane Teixeira são da Associação de Mulheres de João Barroca, que trabalha com a produção de bolos, biscoitos e pães, que são comercializados na comunidade e em alguns mercados. Elas gostaram do curso e esperam que a produção seja ampliada e bem aceita pelos clientes. “Se a gente achar mercado para poder entregar, se alguém fazer encomenda, dá para a gente ter uma renda”, afirmou Cristiane Teixeira.
Na mesma semana, nos dias 25 e 26, o curso de derivados da mandioca também aconteceu no município de Guanambi e contou com integrantes de Empreendimentos de quatro municípios. “A profissionalização é muito importante e necessária para o sucesso dos empreendimentos e só através das capacitações conseguimos isso. Agradeço a toda equipe Cesol pelo grande apoio na realização dessas oficinas, aos participantes, e parabenizo a todos pelo sucesso nos resultados obtidos”, evidenciou a instrutora Cláudia Xavier. Ao todo, foram quatro dias de cursos com 37 participantes e inumeráveis aprendizados.
| Fotos: Fabiana Santos.