Ouro, prata e bronze, essas foram as conquistas dos queijeiros que se destacaram e deram um show gastronômico com muito sabor e qualidade no XVI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que aconteceu de 14 a 16 de julho, em Vitória da Conquista. O evento reúne queijeiros de todo o nordeste, que têm a oportunidade de apresentarem seus produtos, com participação em concursos e retornarem do ENEL com conhecimentos sobre as principais inovações da área.
Foi assim para o Carmito Júnior e o Jair Novais, que têm em comum a dedicação em trabalhar com derivados do leite, têm o talento em produzir deliciosos queijos, e também são integrantes de empreendimentos familiares, assessorados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, que é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).
Carmito Júnior participou do evento acompanhado da irmã, Eliscélia de Oliveira, que trabalha com ele diariamente na produção dos lácteos. O empreendimento da família está localizado na Fazenda Lagoa da Pedra, próxima ao distrito de Pilões, no município de Candiba.
A qualidade dos produtos é evidenciada no nome: “Excelência Lácteos”. E se tratando de excelência, retornaram do XVI ENEL com a medalha de bronze para o requeijão baiano. “Vivenciar a alegria em participar de um concurso com grandes produtores do nordeste e ainda ter a honra de trazer uma medalha como reconhecimento do nosso principal produto, o requeijão baiano, confirmou que estamos no caminho certo”, destacou Carmito Júnior.
Foi com muita emoção que o Jair Novais ligou para a esposa para contar sobre a premiação, sua companheira de todos os dias na produção. O queijeiro levou cinco queijos para o evento e recebeu medalhas (ouro e prata) por três produtos. A Queijaria Tradição está localizada na Fazenda Lagoa do Canto, no município de Caetité, em um ambiente agradável para visitar e saborear deliciosos queijos com a família e amigos.
Precioso, Azulzinho do Sertão e o Único, esse último queijo foi lançado recentemente, mas quem levou o ouro foi o Precioso, um queijo que o Jair trocou um item da receita convencional que faz toda a diferença. O empreendimento traz a tradição no nome, mas o Jair e a família gostam mesmo é de inovar. “Foi muito bom participar de um evento desse nem pela medalha, e sim pelo conhecimento [...] Mas saber que eu tenho um produto que levou medalha de ouro é emocionante...”, comenta o queijeiro Jair Novais.
Ainda entusiasmado com o XVI ENEL, Novais comenta que ganhou um novo amigo, o Carmito Júnior. E o queijeiro já pensa nos próximos eventos, destacando ainda sobre a importância da família que sempre acredita no trabalho dele. Também mencionou sobre o apoio que recebeu do SEBRAE e do Consórcio Alto Sertão nesse evento.
|Carmito Júnior e Jair Novais.
“Fui mostrar meu produto para ser valorizado da forma que eu valorizo ele e foi além do que eu imaginava. Eu estava esperando vim do concurso pelo menos com um bronze e foi muito além, muito bom mesmo”, Jair Novais.
“Nossa experiência no Enel foi muito importante em vários aspectos. Primeiro porque tivemos a honra de ter nossos principais produtos avaliados por um time de jurados com grande experiência e saber técnico, o que nos possibilita ter um retorno importante para o aperfeiçoamento de cada um deles. Ademais, o evento propiciou o contato e a troca de experiência com colegas queijeiros de todo o nordeste, o que amplia nossa rede de contatos e fortalece ainda mais os produtores artesanais”, Carmito Júnior.
Onde compro os produtos premiados?
No espaço de comercialização dos Empreendimentos da Economia Solidária - É-Com Rede - tem disponível o requeijão baiano da Excelência Lácteos. A É-Com Rede está localizada na Rua Primeiro de Maio, 133, Centro, Guanambi. Se preferir também pode encomendar o requeijão ou os deliciosos queijos da Queijaria Tradição através do WhatsApp 7734521676.
Acompanhe os Empreendimentos no Instagram:
Excelência Lácteos - @excelencialacteos
Queijaria Tradição - @queijariatradicao.cte
| Carmito Júnior recebendo a premiação pelas mãos de Débora Pereira e Antônio Carvalho, organizadores e jurados do Concurso. Arquivo pessoal.
| Carmito Júnior e a irmã Eliscélia de Oliveira.