Na última quinta-feira (30) aconteceu a realização de um sonho antigo da Associação Comunitária dos Pequenos e Médio Produtores Rurais de Baixa do Augusto e Adjacências, no município de Palmas de Monte Alto. Há dois anos os agricultores e agricultoras estavam ansiosos pela aquisição de um trator. A espera acabou e o veículo já se encontra na comunidade rural de Baixa do Augusto.
Com a aquisição do “vermelhinho”, nome atribuído pela comunidade ao veículo, 120 famílias serão beneficiadas. A aquisição do trator com os implementos agrícolas tem os objetivos de estimular a produção, diminuir perdas dos produtos com o escoamento mais rápido, melhorar as vias de acesso às comunidades e a aumentar a renda dos beneficiários.
Possuem uma cultura de cultivo diversa, plantam mandioca, feijão, milho, sorgo, banana, hortaliças, entre outros. Todo ano era sempre o mesmo “sufoco para alugar trator”, nas palavras da presidente da Associação, Maria Nilza Nery. Ela relata que havia vários desafios, um deles é que, proprietários dos veículos que eram mais próximos também precisavam realizar o preparo do solo na mesma época.
Gildalva Porto Gomes, 47 anos, agricultora, mãe, trabalha com o cultivo do feijão, melancia e mandioca, ela também enfrentava desafios com a necessidade do trator no preparo do solo para o plantio. “A primeira etapa na lavoura depois que chove é exatamente a do trator, a corta, eu não queimo, minha roça é pequena [...] a dificuldade que todos nós tínhamos aqui é exatamente o corte da terra. Então, a chegada do trator é muito importante...”, relatou a agricultora.
| Gildava trabalhando na plantação. Arquivo pessoal.
Aquisição do veículo
O veículo é resultado de emenda parlamentar, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), obtido no mês de junho deste ano. O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo prestou assistência à Associação Comunitária dos Pequenos e Médio Produtores Rurais de Baixa do Augusto e Adjacências apenas na elaboração da documentação exigida.
Maria Nilza Nery agradece à Agente Socioprodutiva, Flávia Eugínia, do Cesol Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), que presta assessoria a um Empreendimento Solidário de artesanatos em Baixa do Augusto, no qual os componentes também integram a Associação Comunitária. “[...] Em nome de Flávia, agradeço a todo o Cesol por ter nos assessorado, faço parte do grupo do artesanato, mas vejo a necessidade de todos aqui da minha associação, foram dois anos de luta”, destacou a presidente.
Ao presenciar as dúvidas que a Associação tinha sobre o processo de aquisição do trator, a Agente, através do Cesol, prestou orientações à comunidade dando suporte com a elaboração da documentação exigida pelos órgãos públicos para adquirir o veículo. Para Flávia Eugínia, trabalhar com assistência técnica no Sertão Produtivo é gratificante: “Ver resultados como esse, que nos motiva a estar diariamente dando o nosso melhor [...] E para além disso, poder também contribuir com as comunidades, com uma assistência técnica para todos, para que tenhamos um fortalecimento conjunto da Economia Solidária e da Agricultura Familiar que transforma a sobrevivência de muitas famílias”, pontuou a Agente Socioprodutiva com entusiasmo.
| Maria Nilza Nery ao lado do trator que a comunidade recebeu.
| Comunidade de Baixa do Augusto reunida após reunião.
*Texto atualizado em 07/07/2022 para inserção do tópico "Aquisição de veículo".