Integrantes de Empreendimentos da Economia Solidária assessorados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, participaram do 2° Encontro Estadual de Economia Solidária da Bahia, que aconteceu na quinta-feira (30), no auditório do Grand Hotel Stella Mares, em Salvador. Do Sertão Produtivo estiveram presentes representantes de associações e empreendimentos dos municípios de Caetité, Candiba, Guanambi, Pindaí, Tanque Novo e Urandi.
O Encontro reuniu 1.200 pessoas, entre gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil, associações, cooperativas, grupos e redes produtivas. A participação de representações dos 15 Centros Públicos ativos engrandeceram o evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Após a acolhida com apresentação musical de Zé Costa e Trio, a mesa de abertura do 2° Encontro Estadual foi composta majoritariamente por mulheres, que destacaram o protagonismo na Economia Solidária. Entre as diversas abordagens de extrema relevância, destacaram também a resistência do povo negro, que corresponde a 80% da população baiana, conforme dados apresentados.
Compondo a mesa institucional, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, apresentou o contexto político-social baiano, ao abordar sobre desenvolvimento. "[...] São 15 Centros Públicos em funcionamento e mais de 40 mil famílias atendidas. O encontro é o momento de consolidação e fortalecimento desse setor, como um instrumento decisivo de desenvolvimento territorial ", destacou o secretário.
A Coordenadora do Cesol Sertão Produtivo, Leiliane Aranha, abriu a sessão de falas dos Centros Públicos abordando sobre a necessidade de uma luta contínua, da ocupação de espaços e reafirmando a relevância dos Empreendimentos Solidários e das políticas públicas para superar as desigualdades.
Dando continuidade ao evento, o superintendente estadual de Economia Solidária, Milton Barbosa, elencou iniciativas que colocam a Bahia em posição de destaque nacional ao desenvolver políticas públicas voltadas para esse segmento. Barbosa destacou os investimentos realizados, segundo o superintendente, 192 milhões de reais foram destinados ao desenvolvimento da Economia Solidária pela gestão estadual.
Fernanda Baleeiro, 26 anos, participou do Encontro representando a Associação da Comunidade Quilombola de Lagoa Grande, do município de Urandi, a jovem abordou sobre a grandiosidade do evento e elogiou as ações realizadas pelo Cesol Sertão Produtivo. “O evento nos mostrou a força que temos para conseguir os objetivos, nós unidos, de mãos dadas, como fizemos naquela sala, podemos conseguir correr atrás dos nossos objetivos, reconhecer nossos direitos e ocupar espaços [...] Chegando lá quero passar esse conhecimento para o pessoal da comunidade”, destacou.
| Fernanda Baleeiro no centro da foto.
Carta de Economia Solidária
O encontro foi marcado pelo lançamento da Carta de Economia Solidária, um documento apresentado ao pré-candidato ao Governo do Estado, Jerônimo Rodrigues, com propostas para o setor. “A carta foi construída por várias mãos, a partir da sistematização das escutas realizadas em plenárias desde 2018. As propostas incluem o fortalecimento da assistência técnica aos empreendimentos, reafirmam a importância dos Centros Públicos de Economia Solidária e das organizações da sociedade civil na gestão, comercialização e consolidação das redes territoriais e abrangem questões relacionadas às finanças solidárias e ao meio ambiente”, explicou a coordenadora do Fórum Baiano de Economia Solidária, Gisleide Carneiro.
Posse da Frente Parlamentar de Economia Solidária na ALBA
A programação do evento também foi marcada pela posse da coordenação da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Assembleia Legislativa da Bahia. O colegiado tem o objetivo de garantir uma relação permanente com os conselhos da área, dialogar com os diversos órgãos do governo e acolher proposições para a construção de políticas públicas que possam contribuir para o avanço do segmento.
Confira alguns registros do evento:
*Contém informações e fotos da SetreBA.