Acabou a espera pelo Curso de Artesanato com Fibra de Bananeira, que iniciou nesta quarta-feira (27), na Associação Comunitária e Desportiva Unidos do Núcleo II, no munícipio de Urandi. O curso beneficiará diretamente 22 mulheres, que estão dispostas a produzirem peças artísticas ensinadas pela artista plástica Cláudia Emanuela, que também integra a Coordenação de Cultura na Prefeitura Municipal de Urandi, parceira do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo na execução dessa ação.
As mulheres da Associação do Núcleo II estavam ansiosas para iniciar esse curso, que já havia sido adiado por causa da pandemia da Covid-19. Elas se encontrarão duas tardes por semana até concluírem as 60 horas de dedicação manual à criação de itens artesanais feitos a partir da fibra de bananeira. As participantes vão aprender confeccionar suportes/vasos para plantas, bandejas, bolsas, acessórios e itens decorativos.
Com matéria-prima de fácil acesso, produção artesanal e sustentável, os artesanatos feitos da fibra de bananeira são atrativos e têm condições favoráveis para serem produzidos e comercializados. “É um curso com custo muito baixo, você não precisa de muito investimento para começar e qualquer dificuldade que aparecer agora no início do curso, é coisa que a gente vai superar...”, destacou a instrutora.
Essa qualificação poderá proporcionar uma nova atividade para as mulheres do Núcleo II, consequentemente, contribuindo para o complemento da renda e desenvolvimento da autonomia financeira. Além disso, as participantes abordaram sobre a importância em estarem reunidas após o isolamento social causado pela Covid-19.
Renata Albuquerque, moradora do Núcleo II há 13 anos, cedeu o espaço da própria casa para realização do curso, pois a Associação ainda não dispõe de um espaço físico que contemple as necessidades dos associados. Ela comentou sobre a expectativa em relação ao curso: “[...] a matéria-prima é descartada nas roças, então já é bom que a gente ajuda o meio ambiente e ajuda a gente também, quem sabe mais para frente a gente consegue ter uma renda extra, melhorar mais e fazer para fora”, destacou a participante.
A Agente Sócioprodutiva Flávia Eugínia, do Cesol Sertão Produtivo, é responsável por acompanhar o assessoramento do grupo. Na ocasião, a Agente agradeceu à parceria da Prefeitura Municipal de Urandi ao designar a instrutora para realização do curso e pelo apoio prestado.
O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB). Assessora grupos familiares, cooperativas e associações, que vivenciam os princípios e valores da Economia Solidária em 20 municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo.
| Confira registros dessa atividade no Instagram @cesolsertaoprodutivo