Nesta terça-feira (8), aconteceu a Oficina de Beneficiamento de Frutas, em Guanambi, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo. A presidente do Sindicato, Josemira Fernandes, abriu o evento com as boas vindas, destacando que o aproveitamento das frutas proporciona “[...] uma renda a mais para beneficiar as companheiras”, destacou.
Em seguida, Leiliane Aranha, Coordenadora do Cesol Sertão Produtivo expressou sobre os desafios que vem sendo enfrentados em consequência da pandemia, conduziu as apresentações dos participantes e distribuiu o material de apoio para a realização da Oficina.
Foram ensinadas as receitas do doce nego bom, de geleias e polpas, feitas a partir dos frutos do umbu, acerola e banana. Aldenita Alves Duca integra um grupo de mulheres que produzem os produtos Meuryluta, ela foi responsável por conduzir a Oficina, compartilhando as receitas e as experiências na cozinha.
Para Aldenita Duca: “foi uma satisfação enorme conhecer novos Empreendimentos e trocar experiências [...] Foi muito bom ter esse primeiro encontro do ano, com a pandemia foi muito difícil, foi ótimo. O pessoal estava atento para aprender, fez perguntas...”, ressaltou Aldenita, com a expectativa que este ano aconteça mais encontros presenciais.
Além de participantes de Guanambi, também tiveram presentes representantes de grupos dos municípios de Pindaí e Urandi, a Azenida Ramos, conhecida por todos como Zeni, é da comunidade rural de Barreiro e pretende compartilhar o que aprendeu na cozinha comunitária onde mora. O grupo no qual a pindaíense integra está fazendo parte de um projeto que iniciou no ano de 2018 e também conta com diversas parcerias, atualmente produzem bolos e doces.
O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e visa assessorar os Empreendimentos de Economia Solidária para que desenvolva as atividades através de uma economia justa, sustentável e em cooperação. Portanto, visa sempre estabelecer boas parcerias que estão dispostas a pôr em prática esses princípios.