Denominado “Workshop Potencialidades do Sertão Produtivo” o evento presencial acontece no dia 18 de novembro, quando empresários do comércio de Guanambi prestigiarão a produção dos Empreendimentos da Economia Solidária.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Guanambi, promoverão o Workshop Potencialidades do Sertão Produtivo. Essa iniciativa, que será inédita para o Cesol Sertão Produtivo, terá como tema “Economia Solidária: um outro jeito de produzir, comercializar e viver”. Com foco no empresariado de Guanambi, o evento é gratuito e presencial, com convites direcionados. O Workshop acontece no dia 18 de novembro, às 19 horas, no Auditório da CDL.
O público convidado terá a oportunidade de obter mais informações sobre as estratégias de comercialização e incentivos das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da economia solidária na Bahia. Os presentes também vão poder prestigiar as produções dos Empreendimentos Solidários assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo, que se dividem em três segmentos: alimentícios, artesanatos e manualidades. O Workshop contará com a apresentação do Cesol Sertão Produtivo e das práticas de comercialização, seguido pelo momento testemunhal de dois empreendimentos e um comércio parceiro, o evento encerrará com o momento de apreciação e degustação dos produtos expostos.
Para o Cesol Sertão Produtivo esta será mais uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento dos Empreendimentos Solidários, apresentando ao comércio local as potencialidades do que é produzido na região com qualidade e preço justo. A Coordenadora do Cesol Sertão Produtivo, Leiliane Aranha, destaca que o Workshop “É uma oportunidade de demonstrar o potencial dos Empreendimentos para o comércio, e dialogar sobre Economia Solidária em uma linguagem com o caráter mais comercial. A parceria com a CDL, que tem uma vasta experiência com os segmentos, contribui mais ainda com o diálogo”, pontua.
A CDL de Guanambi visa com essa parceria “fortalecer cada vez mais os diferentes empreendimentos que nós temos em suas respectivas cadeias socioprodutivas e consequentemente a geração de emprego e renda, dinamizando assim a nossa economia”.
Cesol Sertão Produtivo
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo é uma política pública do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Desde o ano de 2013, quando foi inaugurado, é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), e atua em 20 municípios do Território de Identidade de Sertão Produtivo, sem incluir o município de Igaporã, que está em fase de transição territorial, compondo assim 21 municípios com 128 grupos/empreendimentos que recebem assessoria.
Produção e comercialização – Quase todos os Empreendimentos de Economia Solidária assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo trabalham com a produção de bens duráveis e não duráveis, que se dividem entre os segmentos de alimentícios, artesanatos e manualidades. Os produtos são comercializados no espaço físico (loja) É-Com Rede em horário comercial, também podem ser adquiridos através do e-commerce que recebe o mesmo nome e nas redes sociais. Além disso, os produtos podem ser comprados em eventos e comércios parceiros.
O espaço físico da É-Com Rede está localizado na Rua Primeiro de Maio, 133, Centro, Guanambi. Esse é o mesmo endereço onde encontra-se o escritório do Cesol Sertão Produtivo.