Nos dias 10, 11 e 12 de novembro aconteceu o V Encontro dos Técnicos dos Centros Públicos da Economia Solidária e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), esteve participando junto aos técnicos do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo e de integrantes de mais 14 Cesol’s.
Entre as diversas discussões que marcaram os três dias de encontro estiveram em pauta: conjuntura política e as políticas públicas da Economia Solidária (Ecosol); articulação; comunicação; comercialização, dentre outros assuntos que tiveram como foco a relação com a Ecosol na Bahia.
Para Leiliane Aranha - Coordenadora Geral do Cesol Sertão Produtivo: “Depois de dois anos sem os encontros presenciais dos Centros Públicos foi uma alegria imensa reencontrar os colegas na oportunidade de compartilhar as experiências nesses dois anos, 2020 e 2021, principalmente, com os desafios da pandemia”, destacou. Além disso, o V Encontro marcou a concretização da Rede Ecosol, que foi sendo discutida nos últimos anos de maneira virtual.
O Coordenador de Articulação Territorial do Cesol Sertão Produtivo, Vanderlei Cardoso, contou que a primeira experiência dele no Encontro trouxe a convicção que a economia solidária é um “excelente caminho de construção e reconstrução de uma sociedade mais justa e igualitária, nos sentidos social e econômico”. Ainda de acordo com o técnico, “a Bahia está bastante atuante e conquistando excelentes resultados, temos pessoas extremamente competentes e vocacionadas em todos os níveis do trabalho nos diversos Cesol’s”, enfatizou Cardoso.
O IDSB é uma Organização Social, responsável por gerir o Cesol Sertão Produtivo desde o ano de 2013, através de edital público do Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).