Nos dias 11 e 12 de outubro aconteceu a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Cultural de Urandi. Além dessa realização, o evento foi paralelo às inaugurações de obras no município, que marcaram o aniversário dos 103 anos de emancipação política.
O público presente na Feira, além de poder levar para casa diversos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária, também contou com a realização de serviços de saúde, entre outras orientações e prestigiou as apresentações culturais locais.
Além dos Empreendimentos de Economia Popular Solidária (EEPS) presentes, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), participou da Feira comercializando os produtos do espaço solidário É-Com Rede, que tem loja física em Guanambi, localizada no mesmo espaço do escritório do Cesol Sertão Produtivo.
O Cesol Sertão Produtivo, que é uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), se orgulha em estabelecer parceiras que incentivam o desenvolvimento da economia justa e solidária no território de identidade Sertão Produtivo.
Para relembrar - Avanços
A Prefeitura Municipal de Urandi, em 18 de fevereiro deste ano, sancionou a Lei N.°297/2021, que cria a Semana Municipal da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontecerá anualmente.
O Projeto que resultou na aprovação da Lei n°297/2021 é de autoria do vereador e presidente da Câmara de Urandi, Mateus Silveira. Conforme o vereador: “[...] nesses incisos incluí também a valorização da mulher e do jovem agricultor. Temos que mostrar a importância da juventude, da mulher, de estar no campo e produzir seu alimento e seus produtos. Buscar comercializar e ter também a sua renda”, destacou o vereador quando a Lei foi aprovada.
Ter a Lei Municipal de Economia Solidária e mais um suporte legislativo que estabelece condições para a realização de um evento anual, que valoriza a economia local, é de extrema relevância para os Empreendimentos. O município também conta com Selo de Inspeção Municipal (SIM), uma conquista que beneficia muitos produtores do município que têm a necessidade do registro para expandir a comercialização. Urandi é um exemplo de cidade solidária e mostra que em cooperação, diálogo e parceria chega-se mais longe.