Contendas do Sincorá, no último dia 6 de outubro, completou 60 anos de emancipação política, data comemorada com alegria pela população, também marcada pelo incentivo aos Empreendimentos de Economia Popular Solidária.
Os Empreendimentos assessorados pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo; Artesanatos Xavier e a Cooperativa dos Produtores de Ituaçu - COOPRI, estiveram presentes na Feira de Economia Solidária comercializando a produção.
Cleidimar Santos falou sobre a participação na Feira: “foi muito bom, gratificante. Nós gostamos bastante, apesar de ter sido a primeira feira que fomos assim, pincipalmente, por ter sido em nossa cidade, nós gostamos bastante”, destacou a artesã que trabalha junto com a família na confecção de peças artesanais a partir da fibra do licuri.
O Cesol Sertão Produtivo também esteve presente com um stand de comercialização, no qual tinha uma grande diversidade de produtos dos Empreendimentos assessorados de 20 municípios do território Sertão Produtivo. Na fala de abertura do evento a Agente Sócioprodutiva Juvenice Ferreira, representando o Cesol, elucidou a responsabilidade e o compromisso com o trabalho que vem sendo realizado para que os produtores recebam sempre a melhor assessoria pelo Cesol Sertão Produtivo.
A primeira Feira de Economia Solidária de Contendas do Sincorá foi uma realização do Instituto Casa da Cidadania com recursos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Prefeitura Municipal de Contendas do Sincorá. A prefeita Margareth Pina abordou sobre o resgate da cultura local e completou que é importante estar “motivando as pessoas a acreditar em um futuro diferente”.
O presidente, Eduardo Moraes, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), responsável por gerir o Cesol Sertão Produtivo, também prestigiou a primeira Feira do município voltada para a economia justa, em cooperação e solidária.