Capacitar artesãs e artesãos para a gestão dos próprios negócios é a proposta do curso Qualificar para Empreender, promovido dentro das ações do Programa de Qualificação do Artesanato da Bahia. O objetivo é desenvolver as habilidades gerenciais dos criadores para o desenvolvimento de empreendimentos. Gratuito, o curso tem inscrições abertas até 23 de julho, através do site www.artesanatodabahia.com.br. Podem participar artesãs e artesãos residentes na Bahia que possuam a Carteira Nacional de Artesã/o válida.
“A qualificação de profissionais da cadeia produtiva do artesanato estimula o aperfeiçoamento dos métodos e processos produtivos e agrega valor na comercialização, ampliando a geração de renda do segmento na Bahia”, destaca o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.
Com 250 vagas abertas para todo o estado, o curso Qualificar para Empreender será realizado entre agosto e setembro, com aulas ministradas on-line. A realização é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e da Fábrica Cultural.
“O programa de qualificação é uma demanda do segmento que atento às transformações estruturais na forma de produzir, vender e consumir o artesanato necessita se atualizar para melhor gerir seu negócio. É parte do conjunto das políticas públicas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento do artesanato baiano”, destaca a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães.
COMPETÊNCIAS PARA EMPREENDEDORES
Em um total de 80 horas, artesãs e artesãos participarão de aulas organizadas em dez módulos, que abordarão temas como inclusão digital, identidade regional e desenvolvimento de produtos através de coleções, planejamento de produção e desenvolvimento de marca, gestão administrativa, financeira e vendas, comunicação e mídias digitais, logística, precificação, microcrédito, matérias-primas, tipologias, responsabilidade socioambiental e elaboração de catálogos.
O conteúdo do curso foi desenvolvido com base em informações do Estudo Situacional do Artesanato Baiano, realizado em 2020, que levantou as demandas de qualificação do setor no estado. “Realizamos também uma escuta atenta de artesãs e artesãos através de webinários regionais, para entender as necessidades de capacitação. A partir daí, construímos um conteúdo programático que atende tanto às necessidades mais imediatas, como a digitalização dos negócios acelerada pela pandemia, como competências básicas para qualquer empreendedor, como comunicação, precificação e atendimento ao cliente”, explica Teresa Carvalho, diretora da Associação Fábrica Cultural.
PRECISA DE AJUDA PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO?
Entre em contato com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo através do WhatsApp 77 34521676 ou das redes sociais. Se preferir ir até à sede, o Cesol Sertão Produtivo está localizado na Rua 1° de Maio, 133, Centro, Guanambi, BA.
*Informações da Assessoria de Comunicação/Setre.