Nesta quinta-feira (8) estiveram presentes na Comunidade Quilombola Lagoa Grande, localizada no município de Urandi, a Agente Sócio Produtiva, Rosângela Oliveira, representando o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo; o Secretário Municipal de Assistência Social, Belmário Souza Sá e a instrutora do curso de corte e costura Robismare Melo, apelidada de Mara e muito conhecida no município por estar na coordenação do Programa Bolsa Família.
As 15 mulheres que estarão reunidas todas as quintas-feiras durante três a quatro meses de duração do curso darão os primeiros passos na costura, que será uma novidade para as participantes que não têm prática com as máquinas. Essa conquista resulta de um anseio que foi solicitado na elaboração do plano de ação do Cesol Sertão Produtivo junto ao grupo.
Em fevereiro deste ano, as agentes do Cesol Sertão Produtivo, que acompanham as demandas da Associação do Quilombo Lagoa Grande, apresentaram essa necessidade de qualificação profissional ao Prefeito Warlei Oliveira, que se dispôs a buscar meios de viabilizar o curso e atender também objetivos de outros Empreendimentos de Economia Popular Solidária (EEPS) do município. Hoje, na solenidade de início do curso, o Secretário Belmário Souza anunciou que em breve a comunidade de Salinas, também na área rural de Urandi, receberá a qualificação em corte e costura.
Ana Alves tem 53 anos, é lavradora, mãe de cinco filhos e está entusiasmada com o curso de corte e costura. Acostumada a trabalhar em grupo, sua renda oriunda do trabalho na plantação de maracujá, onde exerce a função com mais 10 mulheres. A lavradora conta que ficará orgulhosa em aprender produzir uma peça em tecido e saber que foi feita na própria comunidade “espero que a gente pratique bastante e aprenda fazer alguma coisa para casa da gente e depois para ter um lucro. Tudo é comprado na cidade, se cada uma aprender e a gente ver aquilo e falar fui eu quem fiz, saber que foi um esforço da nossa comunidade”, destaca Ana.
Quem também está ansiosa para iniciar as aulas é Vaneci Porto, 45 anos, dona de casa, ela conta que nunca costurou ”eu espero que a gente consiga aprender alguma coisa, uma ajudando a outra. Pretendo aprender para fazer para ‘mim’ mesma e quem sabe também fazer uma renda”, afirma Vaneci após autoquestionar se um dia conseguirá criar uma blusa igual a que está vestida, que ela acredita ser uma costura mais fácil.
O Secretário de Assistência Social, Belmário Souza, mencionou a importância do Cesol Sertão Produtivo assessorar ações como essa, que possibilita a criação de emprego e renda. Na ocasião, em nome de todas as mulheres contempladas com o curso, a presidente da Associação agradeceu à Prefeitura de Urandi e ao Cesol.
Para o Cesol Sertão Produtivo é de extrema satisfação poder colaborar com o desenvolvimento e com as conquistas dos Empreendimentos assessorados, “nós agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal de Urandi através do Prefeito Warlei, do Secretário Belmário e da instrutora Mara, que a partir de hoje irá ensinar o que ela sabe para essas mulheres aqui da Comunidade Quilombola [Lagoa Grande], e que futuramente possam ter um aprendizado, uma profissão, e estar gerando emprego e renda na comunidade. Nos colocamos à disposição junto a Secretaria para apoiar nessa atividade” pontuou Rosângela Oliveira, Agente Sócio Produtivo do Cesol.
O Cesol Sertão Produtivo é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), e é fruto de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Atualmente são assessorados 128 Empreendimentos em 20 municípios que integram o território de identidade Sertão Produtivo.
Acompanhe as ações do Cesol Sertão Produtivo no instagram. CLIQUE AQUI