A Associação dos Pescadores do Estreito (APE), no município de Urandi, recebeu cerca de 60 mil alevinos no dia 14 de abril. Os alevinos foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Essa ação foi intermediada pelo Cesol Sertão Produtivo que buscou apoio junto a Prefeitura Municipal de Urandi para que essa necessidade dos pescadores fosse suprida.
Foram entregues 33 mil alevinos da espécie Piau e 27 mil alevinos de Curimatã Pacu que poderão ser pescados e comercializados daqui a aproximadamente 18 meses. Essa ação beneficia não só os 55 pescadores associados e suas famílias, mas toda a comunidade do Estreito. Além de promover o desenvolvimento ambiental, social e econômico. “Essas espécies já existiam na natureza e através da soltura nós aumentamos a quantidade delas na represa e nos locais onde elas não existiam mais [...], algumas pessoas vivem da pesca, complementam suas rendas ou tem o sustendo todo da pesca. Muitas famílias se alimentam desse pescado com o objetivo de ter sua proteína de boa qualidade, garantindo a segurança alimentar”, explicou Rodrigo Pereira, técnico da Codevasf - Segunda Superintendência Regional.
Além dos integrantes da APE, também estiveram presentes no ato de entrega: representantes do Cesol Sertão Produtivo; Rodrigo Pereira, representante da Codevasf; Warlei Oliveira, prefeito do município de Urandi; Mateus Silveira, presidente da Câmara Municipal de Urandi; e Juliana Aranha presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urandi.
Para o presidente da APE, Fábio Aráujo, ter contado com o apoio do Cesol Sertão Produtivo e a Prefeitura Municipal de Urandi foi essencial para consegui a aquisição dos alevinos. O Cesol Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), agradece aos pescadores da APE pela confiança no trabalho do Cesol e à Prefeitura de Urandi e os demais colaboradores pelo apoio para que essa conquista acontecesse.