O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo firmou uma parceria com o Cesol Sudoeste e Município de Itapetinga, que tem sede na cidade de Vitória da Conquista. O objetivo dessa ação é expandir a visibilidade e comercialização dos produtos dos Empreendimentos da Economia Solidária assessorados pelos Cesol’s. A parceria acontece através das “trocas” de alguns produtos entre os espaços solidários dos Empreendimentos assessorados pelos centros públicos.
E essa troca de produtos tem proporcionado novidades na É-Com Rede, loja inaugurada no ano de 2018, onde são comercializados os produtos dos Empreendimentos assessorados pelo Cesol Sertão Produtivo. Os clientes de Guanambi e região circunvizinha agora vão encontrar um cappuccino de alta qualidade com ingredientes selecionados, fabricado em Vitória da Conquista por um Empreendimento que já tem 20 anos de história no trabalho com os grãos do café. A expectativa é que os clientes tenham uma boa recepção dos produtos dessa rede solidária do sudoeste baiano.
Os Empreendimentos de Vitória da Conquista não enviaram apenas a bebida cremosa para conquistar os guanambienses, também mandaram deliciosas cocadas com uma grande diversidade em sabores (maracujá, leite condensado, cacau, coco e coco queimado). “Essa parceria não está voltada apenas para uma ação de comercialização, mas essa ação viabiliza outras trocas de experiências que nos leva a outros caminhos com melhores resultados consequentemente”, ressaltou Leiliane Aranha, Coordenadora do Cesol Sertão Produtivo, otimista com as possibilidades que a parceria proporciona.
Já quem visitar o espaço de comercialização do Cesol Sudoeste encontra as delícias derivadas do umbu, banana e manga, foram enviados doces e compotas, produzidos por dois Empreendimentos de municípios diferentes, valorizando a diversidade dos derivados dos frutos da região.
A Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) e as Organizações Sociais gestoras dos Cesol’s vem articulando a construção de uma rede entre os Centros, por meio de maneiras colaborativas e que visem o enfrentamento de desafios e a sustentabilidade da Economia Solidária na Bahia.
Para Leiliane é essencial “pensar nas redes de Centros Públicos e na rede da Economia Solidária de empreendimentos, não só do Cesol Sertão Produtivo, mas do Sudoeste também. A gente tenta concretizar isso através da troca de produtos diferenciados [...], isso enriquece essa experiência, essa troca e a rede, que a gente tanto almeja construir”, afirmou a Coordenadora do Cesol Sertão Produtivo.
A construção dessa parceria pelo Cesol Sertão Produtivo e Cesol Sudoeste não é recente, em novembro do ano de 2020 aconteceu a Feira da Economia Solidária em Vitória da Conquista e o Cesol Sertão Produtivo esteve presente a convite do Cesol Sudoeste Baiano e do Instituto Casa da Cidadania. A Feira foi um sucesso e contou com uma grande diversidade de produtos da Economia Solidária, teve também a participação do Cesol Litoral Sul, que tem sido outro parceiro na realização de eventos colaborativos.
Os Centros Públicos de Economia Solidária são resultado de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e são geridos por Organizações Sociais através de editais públicos.
Conheça os produtos em Guanambi
A É-com Rede está localizada na Rua Primeiro de Maio, 133, Centro, Guanambi. Para pedidos entre em contato através do WhatsApp (77) 34521676.
www.instagram.com/ecomrede
Conheça os produtos em Vitória da Conquista
Rua Santos Dumont, 131, Centro, Vitória da Conquista. Contato (77) 30255978.