Integrantes da equipe do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, reuniram na manhã da última quarta-feira (17), com o prefeito do município de Sebastião Laranjeiras, Dr. Pedro Malheiros; o Secretário de Agricultura, Valdeir Martins; e o Secretário de Infraestrutura, Marciel Santos.
Na ocasião foram apresentadas propostas para que políticas públicas de Economia Solidária sejam adotadas pelo município, principalmente, junto às demandas dos pequenos agricultores. O prefeito, bem como os secretários, recebera com satisfação as sugestões levantadas pela equipe do Cesol Sertão Produtivo. Na oportunidade expuseram informações sobre a realidade local, o município tem uma boa capacidade hídrica e solos férteis, que podem ser melhor aproveitados através da fruticultura, porém os produtores têm enfrentado desafios para a comercialização dos produtos.
O prefeito firmou o compromisso em apoiar ações que o Cesol Sertão Produtivo venha a desenvolver em Sebastião Laranjeiras para enfrentar as demandas da comercialização de produtos dos pequenos produtores rurais. “Essas políticas vão gerar emprego e renda para os nossos agricultores familiares e para o pequeno produtor individual. A gente recebe com o maior prazer e carinho o pessoal do Cesol, [...] que estará aqui para nos orientar e trazer informações acerca dessas possibilidades de crescimento de emprego e renda na área da agricultura familiar”, destacou o prefeito, Dr. Pedro Malheiros.
O Cesol Sertão Produtivo até então presta assessoramento a um empreendimento no município que trabalha com a produção de rapaduras, com esse fortalecimento do vínculo com a Prefeitura surge a certeza que a população de Sebastião Laranjeiras só terá a ganhar, através da geração de trabalho e renda, fundamentados em uma economia solidária, justa e sustentável. Vale destacar que o Cesol Sertão Produtivo é fruto de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).