O mês de fevereiro deste ano de 2021 foi marcado por diálogos e firmamentos de compromissos por parte de representantes políticos que são apoiadores e incentivadores das políticas públicas de Economia Solidária no território Sertão Produtivo. No início do mês de fevereiro (10/02) o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo teve a honra de receber a visita do vereador Paulo Costa (PCdoB), do município de Guanambi, que sempre esteve aberto a colaborar com o fortalecimento de iniciativas da Economia Solidária.
Na foto: O vereador Paulo Costa, a coordenadora do Cesol Sertão Produtivo, Leiliane Aranha (à esquerda), e a coordenadora de mobilização e articulação, Rosângela Oliveira.
Na oportunidade, dialogamos sobre a Lei Municipal de Fomento a Economia Solidária, aprovada no ano de 2019 no município de Guanambi. O vereador estabeleceu o compromisso de apresentar na Câmara, emendas sugeridas pela equipe do Cesol Sertão Produtivo, que irão beneficiar ainda mais os Empreendimentos de Economia Solidária.
Nessa mesma semana, integrantes da equipe do Cesol Sertão Produtivo reuniram -se com o prefeito do município de Urandi, Warlei Oliveira. Na ocasião, foram apresentadas demandas dos Empreendimentos de Economia Solidária de Urandi. O prefeito reafirmou o compromisso em contribuir com o desenvolvimento dos Empreendimentos através do apoio com a qualificação profissional e outras demandas dos grupos.
Na foto: a agente socioprodutiva do Cesol Sertão Produtivo, Flávia Eugínia (à esquerda), o prefeito do município de Urandi, Warlei Oliveira, e a coordenadora de mobilização e articulação, Rosângela Oliveira.
Já no dia 23 de fevereiro, o Cesol Sertão Produtivo recebeu a visita do vereador e presidente da Câmara do Município de Urandi, Mateus Silveira, que discutiu diversas ações de apoio e fortalecimento às políticas públicas de Economia Solidária no município. O vereador irá indicar na Câmara o Projeto de Lei de Fomento a Economia Solidária, além de atender outras necessidades que irão beneficiar diretamente os grupos de Economia Solidária e agricultura familiar do município.
Na foto: o vereador e presidente da Câmara do município de Urandi, Mateus Silveira e a coordenadora de mobilização e articulação Rosângela Oliveira.
O Cesol junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) vem articulando ações para o fortalecimento do diálogo com as representações políticas dos 20 municípios que fazem parte do território Sertão Produtivo. Em outubro do ano de 2020 foi promovido o Seminário virtual Cidades Solidárias, que teve uma excelente repercussão entre os municípios, posteriormente foram entregues documentos com propostas de práticas solidárias aos candidatos das eleições 2020, o documento foi construído a partir do Seminário.