O Grupo Delícias da Chapada e a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Boa Nova tiveram oficinas de qualificação sobre confeitaria. As formações foram intermediadas e acompanhadas pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, que assessora Empreendimentos de Economia Solidária nos 20 municípios que fazem parte do Território Sertão Produtivo na Bahia.
A primeira oficina de confeitaria deste ano aconteceu no dia 26 de janeiro no município de Ituaçu, lá o grupo Delícias da Chapada teve a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos sobre bolos confeitados através da formação prática conduzida pela confeiteira Cristina Carvalho, que é do município de Pindaí e que deu uma verdadeira aula também de cooperação ao viajar mais de 200 km para compartilhar os saberes sobre a produção de bolos.
O Grupo Delícias da Chapada é formado por integrantes da Cooperativa dos Produtores Rurais de Ituaçu (COOPRI), localizada na Fazenda Boa Sorte. O grupo trabalha com a produção de bolos e biscoitos, mas confeitar é uma novidade que animou as participantes. Valdecir Pires, conhecida como Binha, é presidente da Cooperativa e contou que “aos poucos fui aprendendo, mas mais dos meus aprendizados foram com meus antepassados, aprendi com minha avó, ela gostava muito de fazer bolo [...], também gosto de criar minhas receitas”, concluiu a futura confeiteira entusiasmada com a oficina.
Também otimistas estiveram as mulheres da Associação Comunitária de Pequenos Produtores Rurais de Boa Nova, localizada na Comunidade rural de Três Lagoas, no município Malhadas de Pedras. A oficina para as integrantes dessa Associação aconteceu no dia posterior a formação em Ituaçu, um dia também marcado pela troca de informações sobre confeitaria.
O Cesol Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), resultado de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), empenha em promover formação e qualificação para as pessoas que fazem a Economia Solidária acontecer diariamente gerando oportunidades que tenham como consequência a expansão da renda de diversas famílias.