O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), esteve na tarde da última quinta-feira (21) na comunidade Pajeú do Josefino, no município de Guanambi, visitando o Empreendimento de Economia Solidária Ateliê das Marias. Há várias estradas que levam à Associação de Pajeú, onde aconteceu a reunião é também espaço que o grupo utiliza para a costura e isso sempre leva a equipe do Cesol a indagar se o caminho está correto.
O labirinto de estradas que só os moradores conhecem se explica pelo fato da comunidade estar localizada na área do parque de energia eólica. Porém alguns minutos a mais para chegar no destino em nada atrapalhou a programação que havia sido preparada pelo Cesol Sertão Produtivo. Assim que a agente socioprodutiva do Cesol chegou na localidade, o grupo já estava reunido para dialogar sobre o retorno das atividades, pois precisaram pausar a produção no decorrer do ano de 2020.
O encontro começou com os cumprimentos e uma dinâmica animada, após esse momento iniciou a roda de conversa, cada participante teve a oportunidade de expressar opiniões sobre o futuro do grupo. O Ateliê das Marias produz itens de cama, mesa e banho, agora o Empreendimento também tem interesse em aprender costurar peças para vestuário.
A participante Geralda Maria Silva auxilia na costura e também no cuidado com o espaço, ela explica que ainda não tem habilidade para finalizar as produções na máquina de costura e por isso ajuda suprir outras necessidades. Geralda está otimista “espero que seja bom a retornada do grupo porque isso é o que a gente mais quer”, afirma a participante.
O Cesol Sertão Produtivo, que é uma política do Governo do Estado Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), reafirmou o compromisso com as participantes do grupo em intermediar cursos de qualificação e também orientá-las com a comercialização dos produtos, durante a conversa foram apresentadas essas demandas do grupo. Uma tarefa importante já está sendo cumprida, que tem sido motivar o grupo a não desanimar diante dos desafios e foi essa mensagem que o Cesol Sertão Produtivo deixou para as participantes continuarem firmes com os propósitos.