A tarde da última terça-feira (12) foi marcada pela cooperação do Empreendimento de Economia Solidária (EES) Império do Sabor, grupo formado por mulheres, localizado na Comunidade Quilombola Lagoa do Mato, no Município de Caetité. O Império do Sabor produz pães caseiros e bolos, comercializados diariamente na comunidade, onde há cerca de 90 famílias. Algumas das mulheres que fazem parte desse EES têm a produção dos pães como a principal fonte de renda.
Não é novidade que o grupo se articula muito bem para desenvolvimento do trabalho, mas desta vez elas deram aula em cooperação ao compartilhar os saberes sobre a produção dos pães de sal e doce com a Luciene Oliveira, que é participante do EES Juntos Somos Mais, na zona rural de Poções, município de Igaporã.
Já o grupo que Luciene participa é composto por quatro mulheres, com muita dedicação elas persistem firmes com a produção de bolos, chiringas e pães de mandioca. Para a troca de aprendizados somente Luciana pôde participar do “intercâmbio culinário” recheado de saberes e sabores. “Nosso grupo lá já está um pouco mais adiantado, mas vim aqui aprender com elas e estou muito feliz”, destaca a aprendiz diante dos pães que tinham acabado de sair do forno.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Bahia (IDSB), é resultado de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Mais uma vez o Cesol Sertão Produtivo intermediou e acompanhou uma atividade pautada na cooperação, um dos princípios da Economia Solidária.
Acompanhar os EES em rede nos motiva a continuar trabalhando na perspectiva de que é possível a cada ação tornar o mundo menos competitivo e mais solidário. Um mundo em que as pessoas não limitam o saber, fazem o inverso; compartilham o que sabem e se fortalecem através da partilha. “Se precisar pode nos procurar, porque estamos dispostas a ajudar, assim como nós já precisamos de ajuda”, pontuou Maria Deusa, a Deusinha, contente em ter dividido o que sabe com a visitante.
Ao lado da Agente do Cesol (à esquerda) Luciene Oliveira e as integrantes do Império dos Sabores.