O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) e o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão Produtivo realizaram reunião, nos dias 21 e 22 de dezembro ,para analisar os trabalhos realizados no ano de 2020 e discutir novas metas para o ano novo que se aproxima.
O IDSB é a Organização Social responsável por gerir o Cesol Sertão Produtivo que presta assessoramento aos Empreendimentos de Economia Solidária (pode ser grupos familiares, associações ou cooperativas). Os princípios que norteiam as atividades realizadas pelo Cesol Sertão Produtivo são oriundos da Economia Solidária e visam a valorização de uma economia mais justa, responsável e inclusiva.
A gestão atual do Cesol Sertão Produtivo iniciou no ano de 2019 e será concluída com o fim do primeiro semestre de 2021. O trabalho deste ciclo é pautado na comercialização. Atualmente, o Cesol conta com uma loja física onde são expostos os produtos dos Empreendimentos solidários, possui um espaço no município sede (Guanambi), também tem uma loja virtual (ecomrede) e participa de eventos em níveis municipal, regional e estadual.
Mesmo diante dos desafios que surgiram a partir da pandemia da covid-19, o Cesol não deixou de cumprir com as metas que tinha para 2020. É válido destacar que o trabalho que o Cesol desenvolve resulta de uma política pública do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
O Cesol Sertão Produtivo continua, junto ao IDSB, elaborando metas na esperança de atravessar o mais breve possível esta crise que atingiu a todos e todas. Para o ano de 2021 não será diferente, os assessorados terão todo suporte para que possam desenvolver as atividades de produção de bens ou oferta de serviços, e assim manter a renda.