A 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES) será virtual, este ano, por conta da pandemia da covid-19. As inscrições estão abertas, desde a última segunda-feira, 28, e podem ser realizadas no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): www.sdr.ba.gov.br. A maior feira de agricultura familiar do Brasil acontecerá de 05 a 13 de novembro por meio de um website.
Podem participar da 11ª FEBAFES: redes de comercialização, cooperativas ou associações que representam o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes à agricultura familiar, reforma agrária, Crédito Fundiário, povos e comunidades tradicionais e economia solidária presentes nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
As inscrições seguem até o dia 13 de outubro de 2020. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e faz parte da estratégia do Governo do Estado de promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A versão virtual do evento contará com 27 armazéns, semelhante às últimas edições presenciais. O objetivo é reunir o maior número de produtos de diferentes sistemas produtivos, contemplando todos os territórios. Os organizadores também estão preparando uma Vila do Artesanato e a Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, com produtos para comercialização. Além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentarão a riqueza e diversidade do rural baiano.
*Informações adaptadas do site da Secretaria de Desenvolvimento Rural.