O Festival de Economia Solidária foi lançado no último dia 13 e vai até 24 de junho. Desde o lançamento o Festival tem promovido lives formativas nas redes sociais Instagram e Facebook. Nessa segunda-feira, 22, chegou o momento de dar continuidade à programação do evento virtual com apresentações de músicos de diferentes cidades da Bahia.
De início, Altemar Rios e banda Se Avexe Não trouxeram o tradicional forró pé de serra direto do Território Bacia do Jacuípe. Após curtir o xote desses baianos talentosos, conhecemos peculiaridades do município de Pintadas, agora todos sabem onde encontrar as melhores polpas de frutas da caatinga. Seguindo a programação musical quem também apresentou muito forró e não deu descanso para sanfona foi Targino Gondim.
Após uma pausa na apresentação desse forrozeiro, aprendemos um pouco sobre Piemonte Norte de Itapicuru, território com muita história para contar. Da Guerra de Canudos aos dias atuais em Monte Santo com o extrativismo do licuri e do umbu, frutas que resultam em diversos derivados; óleos, polpas, doces, licores, outros.
Em seguida, o show foi na cozinha do Chef Guga Rocha, que preparou uma receita inspirada na Tailândia com ingredientes encontrados no Cesols da Bahia. Dando continuidade ao forró, o músico Rennan Mendes apresentou um repertório para ninguém ficar parado em um cenário com direito a fogueira e características do São João na roça. Mas isso é só um detalhe para esse músico que já levou a cultura nordestina para Europa, onde o rei do baião estiver com certeza está muito orgulhoso desse forrozeiro de Uauá.
Em meio à docilidade dos sotaques baianos, conhecemos a atuação do Cesol Irecê que assessora 20 municípios e depois fomos direto para Juazeiro, banhada pelas águas do velho chico, aprendemos sobre a região e o trabalho desenvolvido pelo Cesol Sertão do São Francisco.
A programação musical seguiu com Targino Gondim apresentando música autoral, interpretações de canções de artistas inesquecíveis e homenagem à Dominguinhos. Depois de muito forró, era momento de preparar outra receita para o pessoal de casa recarregar as energias, pois ainda tinha muita coisa boa pela frente. As dicas culinárias ficaram por conta de Bela Gil, que é mestre em Ciências Gastronômicas.
O músico Sapiranga que tem levado o forró para o sudeste fechou a programação musical da segunda. O Festival de Economia Solidária resulta de uma política pública do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
As lives são conduzidas pelo animado ator Jackson Costa. O evento acontece até dia 24 no Youtube e Facebook do coletivo Mídia Ninja e também é retransmitido nas redes sociais dos Cesols.
Nesta terça de São João, 23, teremos entre as atrações musicais; Adelmário Coelho, Gil Martins, Zé Costa e Orquestra Santo Antônio. Acompanhe o Festival todos os dias a partir das 19 horas. Ainda tem apresentações de vários outros artistas e outros Cesols para conhecermos, com destaque para o Cesol Sertão Produtivo gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB).
Para mais informações sobre o Festival e para saber como comprar os produtos da Economia Solidária acesse o site www.festivalecosolba.com.br
*Fotos: prints da live.