O empreendimento Sonhos e Retalhos, no último sábado, 13, recebeu na Associação do Bairro Beija-Flor, em Guanambi, visita da equipe de comunicação do Festival de Economia Solidária. Na ocasião, Maria de Fátima Alves, foi a porta-voz do grupo sendo entrevistada pela equipe.
O grupo de costureiras Sonhos e Retalhos iniciou as atividades no ano de 2017. Após realizarem um curso de corte e costura, esse grupo de mulheres foi convidado pela presidente da Associação do bairro para utilizar as máquinas que haviam no espaço e estavam paradas. A partir de então o grupo reúne para costurar e esse trabalho tem sido a principal fonte de renda das participantes.
Atualmente, as costureiras quase não têm ido ao espaço da Associação cedido a elas, mas não significa que estão paradas. Elas continuam trabalhando, na maioria do tempo, em casa. O grupo Sonhos e Retalhos produz uma variedade de itens: uniformes escolares, peças íntimas, panos de pratos, bordados, entre outros artigos para casa. E diante da pandemia de covid-19 também passou a confeccionar máscaras para comercialização.
Maria de Fátima conta que gostou da iniciativa do Festival virtual de Economia Solidária, que é resultado de uma política pública da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado da Bahia. A costureira ver o Festival como um meio importante para divulgação dos produtos comercializados nos Cesols.
“Achei ótimo. Está sendo bem aceita as lives. Divulgação é tudo para gerar uma renda boa pra gente. A expectativa da gente é boa.”
Festival São João da Minha Terra
O Festival virtual de Economia Solidária da Bahia São João da Minha Terra foi lançado no último sábado, 13, e conta com programação até o dia 24. Transmitido pelo Mídia Ninja no YouTube e Facebook, o evento conta com artistas de forró como Adelmário Coelho, Targino Gondim e Zelito Miranda, além de cantores regionais e chefes de culinária como Bela Gil, Guga Rocha e Rosa Gonçalves que exibem a diversidade cultural da Bahia em lives de 22 a 24 deste mês a partir das 19h.Os Cesols também retransmitem a programação em suas páginas de Facebook. Mais informações podem ser obtidas em www.festivalecosolba.com.br