Equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou uma visita técnica aos agricultores familiares dos municípios de Candiba e Pindaí, Território de Identidade Sertão Produtivo, com o objetivo de avaliar o potencial produtivo das localidades que cultivam cana de açúcar.
A visita ocorreu na terça-feira (11) e foi coordenada pelo Nelson Pereira, agrônomo que trabalha na Bahiater. Ele chamou atenção dos agricultores familiares para despertarem para um manejo mais dinâmico, que amplie o aproveito do cultivo da cana-de-açúcar, além da cachaça: “Nós vemos a cana- de-açúcar como um leque de desenvolvimento para várias atividades numa propriedade, desde alimentação animal até a alimentação humana, por meio da rapadura, do açúcar mascavo, caldo de cana, melaço e outros”.
Pereira também destacou que as propriedades visitadas apresentam amplo potencial produtivo, apesar de ainda realizar um manejo da cana-de-açúcar de forma rústica e com tração animal: “Temos uma equipe que faz parte da Câmara Setorial de Cana - de - Açúcar, sabemos que há 124 municípios que produzem bem cana-de-açúcar. A gente tem que trabalhar em forma de grupo, associação ou cooperativa, para que agricultores, com produtos de qualidade, se insiram no mercado, indo além da feira livre”.
Como encaminhamento, ficou pactuado que os agricultores familiares farão um intercâmbio para conhecer as instalações da Cooperativa dos Produtores de Cana e Seus Derivados da Microregião de Abaira (Coopama), além de visitar duas propriedades rurais nos municípios de Jussiape e Paramirim, que trabalham na produção de derivados da cana-de-açúcar.
Fonte: SDR