Famílias das comunidades quilombola de Mercês e Olhos D’Água do Pajeú 200, localizadas no município de Caetité, Território de Identidade Sertão Produtivo, celebraram, nesta quarta-feira (18), a assinatura da Ordem de Serviço para construção de 30 habitações rurais. O ato demarca o início das etapas, para a construção das moradias, que possuirão dois quartos, sala-cozinha, banheiro e varanda. Cada imóvel terá uma metragem total de 44,78m2 e contará com solução de água, por meio de cisterna de consumo, e energia elétrica.
A assinatura da Ordem de Serviço foi formalizada durante a reunião de Coordenadores Sindicais, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité (STRC), no Espaço Farias, em Caetité. A construção das habitações rurais é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial (SEPROMI) com a Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).O valor total de investimento nos imóveis será de mais de R$ 1.3 milhão.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, enfatizou que o trabalho dos sindicatos tem sido fundamental na garantia de direitos da população rural, da moradia à produção. “Essa agenda fortalece um conjunto de atividades de um dos principais sindicatos de trabalhadores rurais da Bahia, que tem um trabalho de base de excelência e vem executando junto com o Estado, políticas públicas importantes, a exemplo de assistência técnica, crédito, agroindustrialização , comercialização e habitação. Essas iniciativas têm fomentado o desenvolvimento do Sertão Produtivo”, avaliou.
Tânia Castro, uma das beneficiárias das habitações rurais na comunidade quilombola Olhos D’Água do Pajeú 200, está contando os dias para que o sonho da casa própria se torne realidade: “Achei muito importante esse projeto, pois têm muitas pessoas precisando. Estou muito feliz porque vou poder sair da fazenda, onde moro de favor junto com meu esposo, para minha casa”, celebrou.
Já Jucelina Maria Santos, presidente da Associação Quilombola da Comunidade Mercês, contou que “hoje é um dia muito especial, pois moro lá há 46 anos, numa casa de adobe, que não é segura, principalmente em épocas de chuva. Nós somos uma comunidade simples e necessitada, a Ordem de Serviço é o início para a chegada das casas, parece um sonho”.
Equipamentos
Durante a reunião, ocorreu também a assinatura dos Contratos de Cessão de Uso, entre a CAR e STRC, para utilização de um tanque-pipa, um microtrator com implementos e um kit forrageira com reboque. Paulo Sérgio Oliveira, presidente do Sindicato de Caetité, ressaltou que “mais de 300 agricultores familiares serão beneficiados. O recebimento desses equipamentos ajudará a população rural de Caetité, principalmente no acesso à água e preparo de alimentos para os animais na roça”.
Representantes da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (Fetraf), Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto- Sustentável de Caetité (Coomadac), Movimento Mulheres Camponesas de Caetité (MMC), Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Fórum da Agricultura Familiar, secretários municipais, vereadores e outras lideranças prestigiaram o evento.
Fonte: SDR