Agricultores familiares dos municípios de Caetité, Matina, Lagoa Real, Guanambi e Pindaí, do Território de Identidade Sertão Produtivo, foram beneficiados, nesta segunda-feira (16), com a entrega de 84 títulos de terra, durante ato realizado na Prefeitura Municipal de Guanambi.
A entrega é resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, por meio do Bahia Mais Forte, Terra Legal, projeto que objetiva ampliar as ações de Regularização Fundiária na Bahia.
Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA/SDR, ressaltou a importância da parceria com o Consórcio Público Alto Sertão para o êxito dos trabalhos: "Nossa parceria com o Consórcio Alto Sertão vem garantindo avanços na expansão da política de Regularização Fundiária no Território de Identidade Sertão Produtivo, mudando a realidade da vida dos agricultores e das agricultoras familiares que passam a ter a posse definitiva da terra onde nasceram, cresceram, constituíram família e tiram seu sustento".
O anfitrião do evento e prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, considerou que a parceira entre Estado e municípios fortalece o desenvolvimento do rural baiano: "Estou muito satisfeito com esta parceria entre a CDA e o Consórcio, que conta com o apoio da Prefeitura de Guanambi. A entrega desses títulos simboliza dignidade e respeito para o homem do campo. Com este documento, eles poderão obter empréstimo no banco e aumentar sua produção. Só tem sentido as ações públicas quando melhoram a qualidade de vida das pessoas".
Jorge Xavier, agricultor familiar do município de Pindaí, comemora o recebimento do documento: "Eu recebi aqui meu título, que vai mudar muita coisa na minha vida. Agora, poderei conseguir empréstimo no banco para melhorar minha terra".
Fonte: SDR