A entrega de certificados do Qualifica Bahia pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano terminou ontem.
Pela manhã, a equipe foi ao município de Licínio de Almeida entregar os certificados aos alunos da turma de Marcenaria. Lúcia Jacinto é téc. em enfermagem e foi a primeira aluna inscrita no curso:
“Eu sempre tive curiosidade de aprender coisas novas, aí apareceu essa oportunidade de marcenaria, ser marceneira, que é uma profissão direcionada mais para homens e eu sempre gostei de desafio, aí decidi fazer o curso! Aprendi bastante, gostei e tá aprovado! Espero mais pra frente vir de novo para colocar outros jovens no mercado de trabalho, porque a gente aprendendo uma profissão, a gente pode exercer futuramente. Foi muito gratificante!
Lúcia, inclusive, já fez alguns móveis depois da qualificação e pretende montar o próprio negócio na área.
Valcir também quis aproveitar a chance para desenvolver a profissão e se saiu muito bem:
“Como eu já tinha uma certa experiência com medidas, só precisava de macetes, aperfeiçoar, e hoje, eu me sinto capaz de fazer qualquer móvel”.
Encerrada a cerimônia em Licínio, os representantes do IDSB percorreram quase 200 km para chegar à cidade de Tanque Novo. Duas turmas aguardavam ansiosas pelo momento: Apicultura e Beneficiamento da Mandioca.
Ana Claúdia Nunes da Silva estava toda contente. Cresceu numa casa de farinha, na fazenda dos pais. Agora, depois de percorrer cerca de 24km por dia, durante quase 3 meses, para se capacitar no curso de iniciação à Beneficiamento da Mandioca, vai poder compartilhar o que aprendeu com a família:
“A gente leva um pouco do conhecimento que aprendeu aqui pra passar para o pessoal de lá, como fazer uma farinha de melhor qualidade. Foi muito bom! Aprendi muitas coisas!”
Wagner Silva Cardoso também estava com brilho nos olhos. Ele é estudante de Téc. em Agropecuária, Matemática e conseguiu conciliar todo esse estudo para participar do de Apicultura oferecido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio do Qualifica Bahia.
“O curso foi muito bom por proporcionar que eu aplique as técnicas que aprendi na minha propriedade na zona rural. Vai ser muito importante pra minha vida daqui pra frente.”
Durante a cerimônia, os representantes das turmas ainda convidaram a plateia a refletir sobre o que absorveram de lições:
“Empreender não é só ter aquele produto, é conhecer e saber tratar o cliente que a gente vai atender”
“Os seres humanos deveriam ser como as abelhas: trabalhar de forma distinta em prol de um todo organizado”.
Ao todo, 200 alunos foram certificados pelo IDSB neste ano. "Mais conhecimento pra quem mais precisa"!