“Meus planos agora é colocar em prática aquilo que eu aprendi no curso e aperfeiçoar cada vez mais. (...) É uma forma de eu ganhar o meu sustento, meu dinheirinho e gerir minha própria casa”. ( Jussara Briges, certificada do curso de Cabeleireiro, promovido pelo Qualifica Bahia em Itapetinga).
Esse é o desejo de Jussara e de centenas de alunos que concluíram os cursos do Qualifica Bahia, oferecidos pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP e do Tesouro do Estado.
Nos últimos dias, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano realizou a cerimônia de entrega dos certificados nos municípios de Anagé, Itambé e Itapetinga. Os cursos tiveram duração de cerca de 2 meses. Buscaram despertar o interesse dos jovens e adultos sobre uma profissão, oferecendo uma iniciação para que possam desenvolver uma fonte de renda e se inserir no mercado de trabalho. O tempo parece curto, mas, segundo as turmas, foi bem aproveitado:
“Foi muito gratificante! Foi um básico, mas um básico que deu pra aprender bastante! Foi muito bom! Já faço bainha, já faço flanelinha com pontos, panos de prato, toalhinha, fronhas, camiseta, short de malha. Já fiz um pra mim, gostei! Foi maravilhoso! Amei”! (Marizete Freitas, estudante do curso de Corte e Costura em Itambé).
“Foi uma base para que a partir dessa aprendizado, a gente possa ir à frente. É como se fosse uma planta. Primeiro você coloca a semente, depois você coloca a água, olha se o sol tá batendo, se ela vai germinar, se vai dar frutos. E é isso que o curso tá fazendo! Eles nos deram as sementes. Que possamos germinar e dar frutos bons!” ( João Victor Pires - estudante do curso de Cabeleireiro em Itapetinga).
Durante os eventos, os alunos apresentaram suas opiniões sobre o programa e demonstraram muita satisfação:
“É gratificante porque todo profissional, quando ele quer trabalhar realmente na área, ele tem de procurar se qualificar. Então, no Qualifica Bahia eu encontrei a oportunidade de me qualificar para que eu possa, de uma maneira diferente, estar contribuindo com os meus clientes. (...) Você contribui com os seus clientes oferecendo o melhor e esse melhor, você só pode oferecer a partir do momento que você procura se qualificar constantemente. E o mercado tem oferecido várias pessoas qualificadas. Se você quer acompanhar esse ritmo, você tem de acompanhar essa evolução, caso contrário você ficará à margem da sociedade. Pra você ser um grande profissional vai depender do seu sonho. Se você sonha alto, suas realizações serão altas”. (Vilmara Lima dos Reis, aluna do curso de Cabeleireiro em Itapetinga).
O aluno João Victor destacou ainda a inclusão que o Qualifica Bahia promove:
“O curso realmente serve pra isso..essa inclusão que busco todos os dias quando eu saio na rua e faço minha militância. Eu puder ver amigas minhas que são travestis, transexuais, fazendo o curso.Então pode até parecer uma utopia, mas eu consegui enxergar. Todo mundo sabe que pra mim, que faço parte da população LGBTQI+, tudo é mais complicado! O que é fácil pra vocês que são heterossexuais, pra mim é 2 vezes mais complicado. Se pra vocês é fácil mexer com cabelo, pra mim se torna 5 vezes mais difícil porque as pessoas podem não querer que eu mexa pela minha orientação sexual. E esse curso ele vem exatamente pra isso, pra essa capacitação, pra que eu possa ter voz, pra que eu possa ter um certificado comprovando que eu participei do curso, que eu tive essa oportunidade e que pessoas como eu também possam ter.”
Os profissionais que atuaram como monitores e apoiadores, alguns participando do programa pela primeira vez, agradeceram a vivência e parabenizaram os alunos:
“ (...) Foi assim uma surpresa agradável, porque me enriqueci de conhecimentos, compartilhei conhecimentos, tivemos muita diversão, muitas descobertas juntos, foi uma aventura pra mim e pra eles. (...) Me ensinou a ser um ser humano melhor, a ver as pessoas com os olhos de esperança, de acreditar no próximo e tive a oportunidade de inspirá-los a ver um futuro melhor para eles mesmos. Agradeço muito o IDSB, o Qualifica Bahia e o Governo do Estado que nos deram essa oportunidade de aprendizado. Estamos abertos a novas parcerias.” (Cristiane Nunes - monitora social do curso de Cabeleireiro em Itapetinga).
“Foi excelente! Mais uma experiência! Fiz o que pude pra ajudá-las, para que tenham uma fonte de renda. Explorei bastante para que elas aprendessem. (...) Eu gosto de ver resultados e elas estão de parabéns! Adorei e estou emocionada!” ( Ana Teresa Viana, monitoria do curso de Corte Costura em Itambé).
Tem mais emoção vindo aí! Na próxima semana, vão ser promovidas as certificações em Encruzilhada, Poções, Caetanos, Tremedal, Tanque Novo e Licínio de Almeida.