O Parque de Exposições de Salvador está sediando a 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária: o maior evento de comercialização e exposição da riqueza cultural e gastronômica produzido por associações e cooperativas da agricultura familiar baiana.
A programação foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).
São 09 dias, começou no último domingo(24) e segue até dia 01 de Dezembro, oferecendo um rico conteúdo técnico-científico, por meio do Simpósio de Pesquisas, do Balcão Tecnológico, de seminários temáticos, workshops, encontros e debates diversos, além de uma vasta programação cultural.
Foram criados vários espaços, como a Praça Quilombola, a Praça Indígena, a Feira de Artesanato, a Feira Tecnológica, a Praça Gastronômica/Vila Forró, a Cozinha Show - onde pode ser apreciada a culinária trabalhada pela agricultura familiar de diversas regiões da Bahia , e 27 armazéns cenográficos que remetem às cidades do interior do estado, onde estão sendo comercializados os produtos.
Cerca de 3 mil ítens, de 400 empreendimentos, em média, estão expostos para comercialização na feira, inclusive do Cesol Sertão Produtivo. Nossa representante, Julymar Aranha, está dando suporte aos empreendedores, e está bastante satisfeitas com os resultados da participação do Cesol na feira, pois além do sucesso das vendas, muitos conhecimentos são absorvidos: “A gente aprende muito aqui e volta com a expectativa de que nossos produtos sejam reconhecidos em toda a bahia”.
Opinião compartilhada por muita gente que visitou o evento:
“É queijo, é iogurte, geleia de frutas. É impressionante. Todos os Territórios de Identidade estão presentes aqui, com o que é produzido de melhor. Quem visitar a feira vai ficar encantado em ver o que a Bahia produz”. (João Leão, vice-governador do estado da Bahia).
“Com o empenho de todos, equipe de Governo e agricultores familiares, que juntos realizam uma feira dessa magnitude, é possível veririficar o desenvolvimento da agricultura familiar, segmento que produz 77% dos alimentos que chegam às mesas dos baianos, e que ocupa um lugar importante no Estado” ( Josias Gomes, Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR)).