Foi realizado ontem, no Centro de Agroecologia do Semiárido , em Guanambi, o 1° Encontro de Redes de Ecosol do Território Sertão Produtivo.
O evento, promovido pelo Cesol Sertão Produtivo, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), contou com a participação do Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, André Luis Ferreira da Silva.
André, além de mestre, é graduado em Marketing, especialista em Metodologia do Ensino Superior e também em Gestão Pública e Sociedade com Ênfase em Economia Solidária. Temática que ele se debruçou também durante o mestrado. Ele estudou a natureza dos ganhos de uma feira de economia solidária. Ou seja, conhece bem a realidade que os empreendedores enfrentam e tem muito a acrescentar.
Durante o evento, André ouviu os participantes narrarem suas histórias e apontarem os desafios e as vantagens de atuar em rede. Em seguida, ele fez uma breve retrospectiva, com o intuito melhorar a autoestima dos empreendedores: contou o que mudou com o passar dos anos, com base em seus estudos, e destacou os impactos positivos das redes de economia solidária para a comunidade como um todo.
E para estimular ainda mais o público a continuar a caminhada, André apresentou alternativas, novas perspectivas para fortalecer os empreendimentos e propôs uma oficina como encerramento. Os participantes foram divididos em grupos, por atividades, e tiveram de relacionar os ingredientes, o produto final e o que poderiam fazer em rede. Depois, tiveram de apresentar o resultado a todos, fixando e disseminando o aprendizado adquirido. Dinâmicas como essa são verdadeiros incentivos, que ressaltam os benefícios do trabalho colaborativo, em harmonia, e os valores "embutidos" em cada produto da economia solidária.