A equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano e do Cesol Sertão Produtivo participou hoje da etapa preparatória regional para a VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, realizado na Uesb, campus Vitória da Conquista e reuniu representantes dos territórios Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas, Sudoeste Baiano e Sertão Produtivo.
Os participantes foram divididos em grupos de discussão para debater eixos do tema: Bahia - Sociedade 5.0. Muitas propostas foram apontadas com o objetivo de fazer com que todos possam contribuir para elevar a ciência e a inovação na Bahia: Internet de banda larga para todos; Criação dos centros públicos de Ciência, Tecnologia e Inovação; Introdução da temática na grade curricular do ensino fundamental de todas as escolas e outros pontos.
Além desse intercâmbio de conhecimentos e apresentação de trabalhos,houve uma eleição de delegados. A colaboradora Rosângela Oliveira, do Cesol Sertão Produtivo, foi uma das eleitas e irá representar a região nessa construção da Nova Política Estadual de CT & I - Ciência,Tecnologia e Inovação.
Os produtos dos empreendimentos da economia solidária, assistidos pelo Cesol, por meio da SETRE e do Idsb, também foram expostos e comercializados.
Para o presidente do IDSB, Eduardo Moraes, os territórios Sertão Produtivo, Sudoeste, Médio Sudoeste e Rio de Contas estão de parabéns por promoverem uma plenária tão bem representada. “As discussões acaloradas demonstram que a sociedade baiana quer ser protagonista e entende que se faz urgente promover,desmistificar e fazer acontecer o diálogo entre a academia e o saber popular”, disse Eduardo.